GCM

Cães da Guarda Civil Municipal de Santos promovem tarde emocionante para idosos

A ação foi feita pela Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher) e GCM

Os cães promoveram um momento de sensibilização aos idosos - Imagem: Prefeitura de Santos
Os cães promoveram um momento de sensibilização aos idosos - Imagem: Prefeitura de Santos

Karina Faleiros Publicado em 29/04/2024, às 14h28


A visita dos cães da Guarda Civil Municipal (GCM) ao Lar Evangélico de Amparo à Velhice (São Jorge) promoveu uma tarde de sensibilização e alegria aos idosos atendidos pela unidade.

Organizado pela Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher) e GCM, a ação faz parte da programação da Virada da Maturidade de Santos.

Subsidiado pela Prefeitura, o trio composto por Hórus (Pastor Belga Malinois), Ozzy (Border Collie) e Logan (Pastor Alemão Cinza), realizou técnicas de apresentações de show dog e agility, que utilizam obstáculos para saltos e passagens por túneis.

A senhora Maria Conceição, 77, se emocionou ao ver Hórus e se lembrar do cão falecido Boy, da mesma raça. “Amei essa visita porque cachorros significam muito pra mim. Eu perdi um igualzinho ao ‘saltador’ que está se apresentando, mas o sentimento fica na gente. Está sendo muito legal”.

A enfermeira da unidade, Mayara da Silva, 36, relata que a atividade é fundamental para o desenvolvimento dos idosos durante a estadia na residência. “Os nossos atendidos adoram crianças e animais, então tudo isso faz muito bem para eles. No dia a dia, estimulamos a interação, o convívio e o raciocínio, além de facilitar ações de bem-estar e autoestima. Hoje, excepcionalmente, o encontro carrega todos esses fatores e já podemos ver uma mudança na fisionomia deles. É muito reconfortante essa integração”.