Porto

Capitania dos Portos de São Paulo ganha novo comandante; saiba quem é

Capitão de Mar e Guerra Marcus André de Souza e Silva permanecerá no cargo pelos próximos dois anos

Capitania dos Portos de São Paulo ganha novo comandante; saiba quem é - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos
Capitania dos Portos de São Paulo ganha novo comandante; saiba quem é - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos

Manoela Cardozo Publicado em 18/01/2024, às 10h18


Na manhã da última terça-feira (16), o Capitão de Mar e Guerra Marcus André de Souza e Silva assumiu o comando da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), em uma cerimônia realizada no cais da Marinha do Brasil, sede da Capitania, localizada no Porto de Santos, litoral de São Paulo.

De acordo com informações do G1, a transição de liderança foi conduzida pelo Vice-Almirante Trovão, comandante do 8° Distrito Naval, sucedendo o Capitão de Mar e Guerra Robledo de Lemos Costa e Sá. O Capitão Souza e Silva, natural do Rio de Janeiro (RJ), ocupará o cargo até o término de 2026.

Sua trajetória inclui a função de chefe de gabinete do Estado-Maior da Armada, serviço no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e instrução na Academia Naval dos Estados Unidos.

Ingressando na Guarda-Marinha em dezembro de 1997, ele acumulou experiência no comando de diversas embarcações militares, recebendo reconhecimentos, como a medalha da Ordem do Mérito Naval, a mais alta honraria da Marinha do Brasil.

Entre as responsabilidades do novo comandante, destaca-se a continuidade da execução do decreto do Governo Federal, que estabelece a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Porto de Santos até maio de 2024. Esta medida tem como objetivo combater o crime organizado, assim como o tráfico de armas e drogas na região portuária.