Notícias

Guarujá formará novos guardas municipais nesta terça-feira

Os novos GCMs passaram por cursos teóricos e práticos

Guarujá formará novos guardas municipais nesta terça-feira - Imagem: reprodução Prefeitura de Guarujá
Guarujá formará novos guardas municipais nesta terça-feira - Imagem: reprodução Prefeitura de Guarujá

Manoela Cardozo Publicado em 15/04/2024, às 09h23


Na próxima terça-feira (16), a Prefeitura de Guarujá promove a cerimônia de formatura da 7ª turma da Guarda Civil Municipal (GCM).

De acordo com informações da Prefeitura, um total de 33 novos guardas irá reforçar a corporação, que comemora 25 anos de existência este ano. O evento está marcado para as 18 horas, no Teatro Municipal Procópio Ferreira, localizado na Avenida Dom Pedro I, 350, no Jardim Tejereba.

Os integrantes da nova turma passaram por um curso teórico e prático com aproximadamente 600 horas de duração, realizado ao longo de 90 dias.

O Curso Intensivo de Formação, Treinamento e Capacitação Física (CIFTCF) de Guardas Civis Municipais segue uma matriz curricular elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O programa aborda diversas disciplinas e temas, proporcionando aos profissionais uma visão ampla, sistêmica e interdisciplinar da segurança pública.

As atividades incluem aulas expositivas, debates, dinâmicas, atividades práticas e simulados, ministradas por instrutores da própria corporação, além de autoridades e profissionais renomados na área de Segurança Pública.

Nos últimos anos, a GCM de Guarujá tem investido na ampliação de seu efetivo, contando agora com 343 GCMs, após o reforço de 75 agentes.

Além disso, regulamentou o uso de armas de fogo para a corporação e reestruturou a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), grupo especializado responsável por ações de pronto emprego e procedimentos de alta complexidade.

Outros investimentos incluem operações conjuntas com a Polícia Militar, redistribuição do efetivo e capacitação contínua, com destaque para a Coordenadoria de Ensino, Inovação e Pesquisa (Ceip), que tornou Guarujá uma referência na capacitação de guardas municipais.

A cidade também ministra cursos para as GCMs de Santos, Mairiporã e a primeira turma de guardas civis do município de Cubatão.