Aedes Aegypti

Mutirão contra a dengue elimina 38 focos em dois bairros de Santos

A vistoria foi feita em 1.558 imóveis da cidade

Mutirão contra a dengue elimina 38 focos em dois bairros de Santos - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos
Mutirão contra a dengue elimina 38 focos em dois bairros de Santos - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos

Vitória Tedeschi Publicado em 11/04/2024, às 10h11


Na última quarta-feira (10), a Prefeitura de Santos anunciou que realizou o 13º Mutirão de Combate ao Aedes Aegypti, que contou com a participação de 69 agentes e 25 colaboradores da Terracom.

No mutirão, foram vistoriados 1.558 imóveis nos bairros São Jorge e Caneleira, na Zona Noroeste, onde foram encontrados 38 focos com larvas de mosquito foram eliminados de recipientes como baldes, pratinhos de planta, lona, caixa d’água, ralo externo, entre outros locais.

A Terracom é uma empresa que atua em parceria com a Secretaria de Saúde da cidade e disponibiliza agentes e um caminhão para a retirada de materiais com potencial para gerar criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

Realizados em 2024, os mutirões de verão já eliminaram 1.042 focos com larvas. Este ano, foram confirmados 1.188 casos de dengue e 36 de chikungunya no Município.

Além disso, a Prefeitura de Santos divulgou algumas dicas para evitar os focos de dengue e diminuir os riscos da doença. Confira abaixo:

  1. Verifique se há água parada em vasos e pratos de plantas
  2. Pias - verificar vazamentos e manter ralo vedado
  3. Ralos no chão - tampá-los com tela, caso não sejam do tipo abre e fecha. Aplicar água sanitária duas vezes por semana
  4. Bandeja externa de geladeira - verificar se há acúmulo de água, limpar e manter seca
  5. Vaso sanitário e caixas de descarga - manter tampados
  6. Calhas e lajes - caso não seja possível verificar se acumulam água, procurar identificar sinais de umidade. Em caso afirmativo, providenciar a resolução do problema
  7. Caixas d'água - verificar a condição das tampas. Solicitar a reposição daquelas ausentes ou quebradas
  8. Fontes ornamentais, bebedouros de animais domésticos, piscinas - verificar a presença de organismos vivos dentro da água. Fazer limpeza regularmente