Saúde

Santos aplica quase 4 mil doses em Dia D de vacinação contra a gripe

A campanha de vacinação contra a gripe continuará até 31 de maio

Santos aplica quase 4 mil doses em Dia D de vacinação contra a gripe - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos
Santos aplica quase 4 mil doses em Dia D de vacinação contra a gripe - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos

Manoela Cardozo Publicado em 15/04/2024, às 08h39


No último sábado (13), a cidade de Santos promoveu o Dia D de vacinação contra a gripe, com trinta policlínicas abertas para a campanha.

De acordo com informações da Prefeitura, ao todo, foram aplicadas 3.528 doses de vacina, sendo 3.143 contra a gripe e 385 de outros imunizantes.

A campanha de vacinação contra a gripe continuará até 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, das 9h às 15h30, em unidades divulgadas semanalmente nos canais de comunicação da Prefeitura de Santos.

Podem receber a vacina pessoas a partir de 60 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de 6 meses a 5 anos de idade, pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades, trabalhadores da saúde, professores, portuários, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo e forças de segurança e salvamento.

É importante destacar que quem recebeu a vacina contra a gripe no ano passado deve tomá-la novamente, pois se trata de uma vacina atualizada de acordo com as mutações dos vírus Influenza. A vacina é trivalente, protegendo contra três cepas do vírus Influenza: A H1N1, A H3N2 e B.

Para receber a vacina contra a gripe, é necessário levar CPF, documento com foto e comprovante de residência em Santos.

Pessoas com comorbidades devem apresentar laudo médico, enquanto aqueles com deficiência permanente devem mostrar laudo médico ou a carteira de identificação emitida pela Prefeitura de Santos.

Os trabalhadores da saúde, professores, portuários, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo e forças de segurança e salvamento devem apresentar comprovante de vínculo ativo com a instituição em que atuam. Gestantes devem apresentar carteira de pré-natal e puérperas, comprovante de realização do parto até 45 dias antes.

As instituições de longa permanência devem solicitar a vacinação de seus residentes na policlínica de referência da localização. Até 15 de abril, Santos está cadastrando acamados para a vacinação contra a gripe.

O acompanhante ou cuidador deve fazer a inscrição na policlínica de referência do endereço do acamado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e preencher um requerimento, apresentando documento com foto do acamado, comprovante de residência e laudo médico. Pacientes da Seção de Atendimento Domiciliar da Prefeitura de Santos não precisam se cadastrar, pois já estão automaticamente contemplados.

Para os demais, a inscrição é necessária, mesmo para aqueles que já foram atendidos em anos anteriores.

A vacina contra a covid-19 também pode ser solicitada durante a visita domiciliar, de acordo com o público estabelecido pelo Ministério da Saúde e histórico vacinal. A inscrição é aberta a todas as pessoas consideradas acamadas, que necessitam de cuidados de saúde em casa e são incapazes de se deslocarem à policlínica.