Saúde

Santos fará testes de tuberculose até sexta-feira; saiba onde e como realizar

Conforme pesquisas, a cada dia um morador da cidade é diagnosticado com tuberculose

Santos fará testes de tuberculose até sexta-feira; saiba como e onde realizar - Imagem: reprodução Freepik
Santos fará testes de tuberculose até sexta-feira; saiba como e onde realizar - Imagem: reprodução Freepik

Manoela Cardozo Publicado em 25/04/2024, às 12h07


A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, está convocando seus residentes a realizarem o teste de tuberculose até a próxima sexta-feira (26).

De acordo com informações do G1, os exames estão disponíveis diariamente nas policlínicas municipais, das 7h às 10h, ou na Coordenadoria de Controle de Doenças Infectocontagiosas (CCDI), na Rua da Constituição, no Paquetá, das 8h às 11h.

Segundo a Prefeitura, a cada dia um morador da cidade é diagnosticado com tuberculose, e a expectativa da Secretaria de Saúde é que esse número aumente com a realização de mais testes. O teste envolve a coleta de material (escarro) em um recipiente, que é então encaminhado a um laboratório.

De acordo com o secretário de Saúde, Denis Valejo, o resultado é obtido em três dias, conforme divulgado pela administração municipal.

“É importante as pessoas virem fazer o teste, porque quanto mais testes fizermos mais casos descobrimos e mais tratamentos serão realizados, impedindo novos contágios”, ele explicou.

A tuberculose, conforme o Ministério da Saúde, é uma doença infecciosa e transmissível causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. Embora afete principalmente os pulmões, pode também afetar outros órgãos ou sistemas.

Os sintomas incluem tosse persistente por mais de três semanas, febre durante a tarde, sudorese noturna e perda de peso. Além disso, há casos assintomáticos, em que a pessoa teve contato com um indivíduo doente.

Ainda, Valejo enfatizou a importância de não interromper o tratamento de seis meses com medicação, fornecido na rede pública municipal, quando alguém é diagnosticado com tuberculose.

“A partir do 16º dia de tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. Vale lembrar que uma pessoa com tuberculose pode transmitir a doença para outras 15 pessoas”, finalizou.

Clique aqui para ver os endereços das policlínicas municipais onde os testes estão sendo realizados.