Silvio Costa, ministro de Portos e Aeroportos, revela valores envolvidos para investimento do túnel
Karina Faleiros Publicado em 25/10/2023, às 16h07
Nesta segunda (23), o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), garantiu que o presidente Lula (PT) e o governador Tarcísio de Freitas, do seu partido, estarão reunidos em novembro para lançamento do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento em São Paulo.
De acordo com o Boqnews, em entrevista a Folha de S. Paulo, a data ainda não foi divulgada. O lançamento ocorreria no mês passado, mas em razão da operação do presidente, foi necessário o adiamento (os médicos recomendaram que o presidente não viajasse na semana que antecedeu a operação do quadril).
No lançamento, o foco maior será na futura construção do túnel Santos-Guarujá. “Nós temos aqui no ministério quase R$ 70 bilhões para isso (investimentos em portos, aeroportos e hidrovias), incluindo a maior obra do PAC, que é o túnel do Porto de Santos”, citou Silvio.
Segundo o Executivo, o túnel vai proporcionar a otimização do fluxo de passageiros e cargas, além de maior segurança nas manobras dos navios. “Vale ressaltar que a construção do túnel submerso não interfirá na profundidade do canal de navegação, garantindo que as embarcações possam operar sem restrições, preservando assim a atividade portuária”, afirma o governo, na justificativa do projeto.