Com destaque para o agronegócio, confira melhorias no sistema de agendamento e infraestrutura no Porto
Karina Faleiros Publicado em 30/08/2023, às 11h11
Considerado o maior Porto da América Latina, o Porto de Santos bateu novos recordes em julho deste ano ao movimentar 15,3 milhões de toneladas de mercadorias, marcando um aumento de 5,2% em relação ao mesmo período no ano anterior, quando o volume chegou a 14,5 milhões de toneladas.
Segundo informações do Costa Norte, o movimento do porto já soma 96,3 milhões de toneladas, um aumento significativo de 0,8% em relação ao período anterior.
O destaque fica por conta das cargas provenientes do agronegócio, no qual a soja se sobressai com 2,1 milhões de toneladas movimentadas apenas em julho, representando um impressionante aumento de 65,7% em comparação com o mesmo mês do ano interior.
A Autoridade Portuária de Santos (APS), divulgou os dados ao todo, no acumulado do ano; foram 36,7 milhões de toneladas de soja movimentadas, indicando um aumento de 16,3%.
O açúcar foi um setor que contribuiu para o crescimento portuário, com um movimento de 2,2 milhões de toneladas em julho e 10,4 milhões de toneladas nos primeiros sete meses de 2023, o que representa um aumento de 4,9% em ambos os períodos. O volume embarcado de milho, no ano, alcançou 4,3 milhões de toneladas, apresentando um crescimento de 3,7%.
A expectativa é de um crescimento ainda maior nos embarques de milho no segundo semestre, com a entrada da segunda safra.
O presidente da APS, Anderson Pomini, destacou a expansão da infraestrutura para atendimento às safras agrícolas no complexo portuário. Pomini ressaltou os investimentos realizados por players multinacionais de alimentos, como a Cofco, que está expandindo o terminal STS11 para se tornar o maior terminal para granéis vegetais do país.
Em geral, as operações de embarque atingiram a marca de 11,6 milhões de toneladas em julho, registrando um crescimento de 8,6%. No acumulado do ano, foram movimentadas 71,7 milhões de toneladas, representando um aumento de 2,9% em relação ao mesmo período de 2022.
A movimentação também se refletiu na atracação de navios, que alcançou 3.125 embarcações nos primeiros sete meses do ano, um crescimento de 3,8%.
Além disso, 31,2% das transações comerciais nacionais com o exterior tiveram a China como parceira. São Paulo permanece como o estado com maior participação nas transações comerciais com o exterior, com 54%, por meio do Porto de Santos.