A competição continuará até o dia 14 de outubro
Manoela Cardozo Publicado em 11/10/2023, às 13h00 - Atualizado às 14h00
No último domingo (08), a cidade de Santos celebrou um dia repleto de conquistas na 85ª edição dos Jogos Abertos do Interior.
Conforme informações da Prefeitura de Santos, mais cinco modalidades da equipe da Fundação Pró-Esportes (Fupes) encerraram sua participação com troféus.
O grande destaque foi a capoeira, que conquistou o vice-campeonato no feminino e a terceira colocação no masculino. Além disso, as modalidades de biribol, xadrez feminino e atletismo masculino também subiram ao pódio, conquistando o terceiro lugar.
A tradicional capoeira santista demonstrou seu talento, mantendo-se entre as melhores do Estado tanto no masculino quanto no feminino.
As atletas Carolina Silva, Janaina Celestino (medalha de bronze na categoria pesado), Natalia dos Santos (medalha de bronze na categoria meio pesado), Thaissa Oliveira (medalha de bronze na categoria leve) e Thalita Martins conduziram a equipe à conquista do vice-campeonato no feminino.
Já no masculino, a equipe liderada pelo técnico Roberto Teles Oliveira alcançou a terceira colocação, com destaque para Alberto Vidigal Costa Neto (medalha de prata na categoria pesado), Antonio Carlos de Almeida Filho, Kaue Campos de Oliveira, Kleverson Rian Borges, Lucas Pereira dos Santos, Ricardo Antônio dos Santos (medalha de bronze na categoria meio pesado) e Valter Ricardo Spolaor (medalha de bronze na categoria leve).
No domingo, a equipe de biribol também assegurou o bronze. Após serem derrotados por São Caetano do Sul por 2 a 0 nas semifinais, os santistas venceram Adamantina por 2 a 1 na disputa pelo terceiro lugar. A equipe é composta por Alexandre Mantovani, Antonio Neto, Fabio Carvalho, Gabriel Mastelaro, Gilberto Hernandes Filho, Luiz Gustavo Fernandes e Yuri Albani.
Houve mais conquistas para Santos, com a equipe de xadrez feminino alcançando a terceira colocação. Ana Beatriz Mendes, Artemis Cruz, Juliana Fassis, Tainá dos Santos, Tais dos Santos e Thauane de Medeiros levaram a equipe ao pódio em São José do Rio Preto.
No atletismo masculino, a equipe também conquistou o terceiro lugar na classificação geral dos Jogos Abertos do Interior.
Enquanto isso, a equipe feminina ficou próxima do pódio, terminando na quarta colocação. Vale destaque individual para Jeremias Daniel Ásia Niara, que conquistou a medalha de bronze no salto triplo masculino, Paulo Henrique da Silva, campeão nos 100m com barreiras, e Roberta Almeida Santos, campeã no salto em altura no último dia de competição.
No tênis de mesa, as jogadoras femininas continuam demonstrando um desempenho notável nas competições por equipes, colocando a cidade perto de conquistar o título da modalidade.
A equipe masculina de tênis de mesa, por sua vez, encerrou sua participação na quinta colocação. Além disso, outras medalhas foram conquistadas no supino masculino, com Davi Giovanetti e Wesley Barros das Dores levando a medalha de prata.
Nos esportes coletivos, o futebol feminino, representado pelas Sereias da Vila, garantiu um lugar na grande decisão pelo ouro após vencer Jaú por 1 a 0 na semifinal.
As equipes de vôlei tiveram um bom começo, com o time masculino vencendo Ubatuba por 2 sets a 0 e o time feminino alcançando a vitória pelo mesmo placar contra Mirandópolis.
No basquete feminino sub-21, a equipe perdeu para São José dos Campos e disputará a medalha de bronze contra Barretos.
No boxe, nas semifinais da categoria juvenil masculino, Joel Dos Santos Ribeiro (71kg) e Hugo Santos Cajé (80kg) venceram e avançaram para a final. Nas semifinais da categoria elite feminina, Yasmine Fernanda Santos Silva (50kg), Anna Beatriz Silva De Oliveira (52kg), Samira Rodrigues Da Silva (57kg), Victoria Gomes Barbosa (60kg) e Amália Queiróz Pereira (81kg) também se classificaram para a grande decisão.
Já na categoria elite masculina, Ronaldo Bezerra (60kg) já garantiu sua vaga na disputa pelo ouro.
Os Jogos Abertos do Interior continuarão até o dia 14 de outubro, com a cidade de Santos sendo representada por 381 atletas, que competirão em 43 modalidades diferentes.