Para este fenômeno ocorrer, a lua precisa estar alinhada entre a terra e o sol
Karina Faleiros Publicado em 30/09/2024, às 10h56
Nesta quarta-feira (2), quem estiver no litoral paulista, poderá acompanhar o eclipse anular do sol, de forma parcial. Este fenômeno astronômico ocorre com duas condições: a lua precisa estar alinhada entre a terra e o sol, e o diâmetro da lua precisa estar menor que o do sol. Portanto, a sombra da lua não cobre totalmente o sol, de forma que cria um “anel de fogo” no céu.
De acordo com o site da organização Internacional Time and Date, que traz informações sobre serviços relacionados ao tempo, clima, fenômenos astronômicos e fusos horários, o eclipse solar anular, no litoral paulista, iniciará às 16h56, terá visibilidade máxima às 17h44 e se encerrará às 18h04, com duração de uma hora e oito minutos ao todo.
Para assistir o fenômeno, especialistas alertam sobre a necessidade do uso de proteção ao olhar para o sol, pois o eclipse exige proteção adequada, como óculos escuros, chapas de raio-X, ou outros filtros caseiros.
Para assistir em casa, o Observatório Nacional fará uma transmissão ao vivo no YouTube, em parceria com astrônomos do Projeto Céu em Casa, observação remota e com a organização internacional Time and Date.