Segundo o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Unisanta, a partir da madrugada de terça-feira (13)
Alanis Ribeiro Publicado em 10/08/2024, às 18h39
Todo o litoral de São Paulo experimentará mudanças drásticas na temperatura devido à intensidade da frente fria que está se aproximando. Segundo o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Unisanta, a partir da madrugada de terça-feira (13), são esperadas ondas intensas. O mar ficará extremamente agitado, com ondas do quadrante sul podendo ultrapassar 3,9 metros de altura significativa.
Além disso, o nível do mar deve sofrer alterações. Com a maré de quadratura, o nível pode subir para 1,4 metros na Baía de Santos e 1,7 metros no interior do estuário, atingindo a altura máxima pela manhã. Esse aumento pode chegar a até 60 centímetros acima da tábua de marés.
De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o município está em alerta devido à previsão de ondas significativas acima de 3 metros na Baía de Santos. A combinação da maré alta com a intensidade das ondas pode provocar alagamentos e impactos nas estruturas costeiras.
As informações são baseadas em previsões de modelos numéricos e podem sofrer alterações. O NPH da Unisanta recomenda que se acompanhe as previsões oceanográficas e meteorológicas, bem como as condições do mar, nos próximos dias.