Em vídeo recente, viralizado, a ex repórter da afiliada da Globo e atual parlamentar, afirma que não é deputada Bolsonarista e que seu pensamento é de centro-esquerda
Jair Viana Publicado em 21/08/2024, às 16h40
A deputada federal Rosana Valle (PL-SP), da Baixada Santista, candidata, que disputa a prefeitura com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-DF), negou ser bolsonarista e se declara alinhada à centro-esquerda. Na entrevista a um podcast local, Valle ainda disse, à época, não concordar com o governo de Bolsonaro. Hoje, não só está no partido dele como é candidata com seu apoio.
Na entrevista, realizada ainda na gestão de Jair Bolsonaro, em 2021, a deputada, de forma permptória nega ser bolsonarista e ainda diz que como deputada não abraçaria Bolsonaro, negando assim, seu apoio ao governo da época. Hoje, Rosana Valle, que na entrevista se declarava de entro-esquerda, está filiada ao PL e tem o apoio de Bolsonaro à sua candidatura à prefeita de Santos. À época da entrevista, Rosana Valle estava filiada ao PSB, partido do atual vice-presidente, Geraldo Alckmin e do ministro Márcio França.
Procurada pela reportagem, a deputada diz que o vídeo usa a tecnologia da Inteligência Artificial (IA) e foi montado. Na verdade, o vídeo foi editado para atender aos interesses de quem o preparou para viralizar nas redes sociais. A montagem consiste no tratamento da imagem da parlamentar, na colocação de um broche e a boina com símbolos do comunismo. Além disso, a Internacional, hino do comunismo, foi usada como fundo.
Para a deputada, o uso de Inteligência Artificial é motivo para sua assessoria jurídica adotar medidas junto à Justiça Eleitoral. Veja a nota enviada à reportagem:
"Em resposta ao questionamento do Jornal Diário de S. Paulo, a deputada federal Rosana Valle (PL) esclarece que todos os santistas conhecem suas posições políticas que, inclusive, lhe deram expressiva votação em duas eleições consecutivas, além da liderança nas atuais pesquisas de opinião pública para a Prefeitura de Santos.
Vale lembrar que, no vídeo em questão, há utilização de inteligência artificial (IA) para alteração da imagem da candidata, trucagem e edição nos vídeos, sendo que a Assessoria Jurídica da campanha já está adotando as medidas cabíveis.
De acordo com regulamentação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está proibido o uso da IA em peças desse caráter: em propaganda eleitoral e na aplicação de robôs para intermediar contato com o eleitor."
Confira: