Neste modelo, o pedágio é cobrado automaticamente pelos pórticos
Maria Clara Campanini Publicado em 03/09/2024, às 12h10
A partir da meia noite de quarta-feira (4), começara a funcionar o sistema free floe – pedágio sem cancela. O pórtico fica na SP-033, em Itápolis, segundo a concessionária que administra a via Econoroeste.
O modelo free flow realiza a cobrança pelos pórticos, substituindo as praças de pedágio, e possuem uma tecnologia para identificar veículos.
É previsto pela concessionária mais um pedágio deste tipo para este ano, em Jaboticabal.
Como realiza o pagamento?
Paras os motoristas que têm TAG (Sem parar ou Veloe), o pagamento é automático pela operadora, e os condutores ainda terão desconto progressivos.
Os outros motoristas terão 15 dias para pagar, a partir dos canais disponibilizados pela concessionária, como WhatsApp e aplicativo.
Quem não pagar o pedágio ganhara multa por evasão no valor de R$ 195,23, além de cinco pontos na carteira, segundo a EcoNoroeste.
Com a implantação desta tecnologia, as empresas de pagamento automático (TAG) projetam crescimento.
Já é utilizado como teste pela Ecopistas o sistema free flow no corredor Ayrton Senna/ Carvalho Pinto (SP-070), mas a cobrança não é realizada ainda.
Nas rodovias federais, os únicos sistemas de cobrança em funcionamento são da Rio-Santos, administrada pela CCR RioSP.
Nas cidades de Paraty, Mangaratiba, e Itaguaí já possuem as estruturas de cobrança eletrônica.
A Rio-Santos, está em operação desde 31 de março de 2023, ainda é um projeto-piloto em experimento para melhorar a modelagem antes da expansão para outras concessões federais.
O estado de São Paulo, quer implementar essa tecnologia em todas as rodovias estaduais concedidas. As novas concessões preveem a implantação.
De acordo com a Artesp, as privações mais antiga devem realizar a substituição de forma gradativa.
Sites para o pagamento
- Site freeflow.econoroeste.com.br
- Aplicativo disponível na Apple Store e Google Play Store.
- WhatsApp (0800 326 3663)
- Nos postos de atendimento aos usuários da SP-033, pelos totens de autoatendimento, pagamento pode ser feito no débito, crédito e pix.
Descontos para que usa TAG
- Usuário frequente: benefício para veículos de passeio, a partir da segunda passada no mesmo pórtico, no mesmo sentido, no mês. Terá diminuição sobre o valor da última tarifa. Depois da 30ª passagem do mês, o desconto será fixo nos próximos 30 dias.
Desconto básico: 5% em todas as cobranças para veículos comerciais e de passeio, inclusive reboque e semireboque, que usam TAG.