• Post category:Saúde

A anorexia nervosa é um transtorno alimentar e psicológico caracterizado por medo intenso de ganhar peso, além de distorção da imagem corporal, que leva a alguns comportamentos, como evitar comer, praticar atividade física excessiva e provocar vômitos.

Na maioria das vezes, a anorexia é de difícil identificação, não só para quem tem o transtorno, mas também para as pessoas mais próximas.

Que só conseguem enxergar o corpo de forma errada, mas também para familiares e amigos, que só começam a suspeitar de anorexia quando a pessoa mostra sinais físicos de extrema magreza.

Saber quais sinais identificar em uma pessoa com anorexia é, portanto, um passo importante para identificar esse transtorno nos estágios iniciais de seu desenvolvimento e ajudar a procurar ajuda, que normalmente deve ser iniciada por um psicólogo.

Para você que está lendo este artigo sobre Anorexia: O que é e como tratar?. Talvez você queira aprender como emagrecer com o Desobesi, saiba como funciona.

Outro bom remédio é a sibutramina, que também pode te ajudar a emagrecer rapidamente, caso você queira comprar sibutramina, é só acessar o link.

Como saber se é anorexia

anoxeria
anorexia

Os principais sintomas da anorexia estão:

  • Extrema magreza;
  • Atrofia e fraqueza muscular;
  • Fragilidade dos cabelos e unhas;
  • Crescimento de pelos muito finos no corpo;
  • Mudança no ciclo menstrual;
  • Constipação;
  • Fadiga excessiva.

Além disso, pessoas com anorexia podem ter outras condições, como anemia leve, baixa temperatura corporal e pressão arterial baixa, além de serem mais propensas a desenvolver problemas de fertilidade, alterações ósseas, como osteopenia e osteoporose, danos cerebrais e problemas cardíacos.

Pessoas com anorexia também tendem a ter uma personalidade mais introvertida, são mais ansiosas e têm tendência ao comportamento obsessivo. 

Além disso, tendem a seguir uma dieta muito restrita e a praticar atividade física de forma mais intensa e excessiva, têm medo de engordar, procuram emagrecer de forma excessiva, não conseguem manter um peso normal e saudável, têm uma peso. imagem corporal e negam à gravidade seu baixo peso.

Causas 

A anorexia ainda não tem causa definida, mas é mais comum em mulheres e ocorre na adolescência, quando aumentam as exigências da nova forma corporal. 

Alguns estudos mostraram uma conexão entre a genética e as alterações na função cerebral no desenvolvimento dos sintomas desse transtorno alimentar.

Esse distúrbio afeta principalmente mulheres, e pode estar relacionado a fatores como:

  • Pressão da família e amigos para perder peso;
  • Ansiedade;
  • Depressão.

Pessoas que foram submetidas a algum tipo de abuso ou que são muito exigidas pela sociedade em relação a seus corpos, como modelos, têm maior probabilidade de desenvolver anorexia.

Outro transtorno alimentar comum é a bulimia, que pode até ser confundida com anorexia. 

Mas nesses casos o que acontece é que a pessoa, embora obcecada pelo próprio peso, come bem, mas depois provoca vômitos após as refeições. Entenda melhor as diferenças entre anorexia e bulimia.

Como é feito o tratamento?

pensa que possui Anorexia
Anorexia: O que é e como tratar? 3

O tratamento da anorexia nervosa geralmente inclui terapia para melhorar o comportamento em relação à alimentação e aceitação corporal, podendo haver necessidade de tomar medicamentos para ansiedade e depressão, conforme indicação do psiquiatra.

Além disso, é importante buscar orientação de um nutricionista para que seja possível recomendar o uso de suplementos alimentares que auxiliem a suprir a carência de nutrientes no organismo e indicar a realização de uma alimentação adequada, que previne complicações.

Durante o tratamento, é muito importante que a família esteja presente para apoiar a pessoa e compreender os problemas que ela enfrenta com a anorexia. 

O tratamento desta doença pode ser longo, durando meses ou anos, e é comum haver recaídas onde reaparece a preocupação extrema com o peso. 

Consequências da anorexia

Geralmente, as consequências para a saúde da anorexia são resultado direto da perda de peso e da má alimentação, situações que acabam afetando o organismo em geral, causando os seguintes problemas:

1. Cardiovasculares: como bradicardia, hipotensão, prolapso da válvula mitral e arritmia;

2. Dermatológicos: como pele seca, alopecia, crescimento de pelos finos no corpo e coceira;

3. Gastrointestinais: como constipação, hepatite, disfagia, retardo no esvaziamento gástrico e pancreatite;

4. Endócrinos e metabólicos: como amenorréia, infertilidade, osteoporose, hipoglicemia e diabetes insípido;

5. Neurológicas: como atrofia cerebral.

O acompanhamento psicoterapêutico é importante, pois o suicídio é a consequência mais grave que pode estar relacionada à anorexia. 

Por isso, a avaliação por outros médicos é importante para evitar problemas em outros órgãos.

Cuidar da saúde é um ato de amor próprio, cuide da sua saúde!

Juan Carlos

Dono e proprietário da agencia Compania web, especialista em SEO e marketing digital. Apesar da Formação em engenharia de software não ser a área que atua, foi essa formação que dei , muitos conhecimentos.