• Post category:Finanças

Compreenda como investimentos sistemáticos podem ajudá-lo a ter mais solidez no mercado financeiro

WhatsApp Image 2022 08 04 at 11.21.53
(crédito: divulgação)

É muito comum investidores e outros players que atuam no mercado financeiro dizerem que a melhor hora de comprar moedas digitais é quando o setor está desvalorizado.

Essa afirmação não está incorreta e, de fato, é possível encontrar boas oportunidades de compra em momentos em que o cenário estiver negativo, no que se refere a performance do mercado financeiro.

Entretanto, não é possível adivinhar quando as baixas irão ocorrer, por isso é importante fazer aporte mensal, com o intuito de ter regularidade nos investimentos.

Considerando que os criptoativos estão inseridos em um mercado com alto nível de volatilidade, os aportes mensais ajudam a evitar a ansiedade nos momentos de queda. Além disso, essa é uma forma de manter a regularidade dos investimentos e ter um planejamento financeiro pessoal mais consolidado.

Afinal, o que é o aporte mensal?

Aporte mensal consiste em uma aplicação financeira feita todos os meses em uma carteira de investimentos, com o intuito de alocar recursos em prol de um determinado objetivo. Em outras palavras, parte do seu orçamento é redirecionado para um objetivo específico, que prevê aplicações em fundos de renda fixa ou até mesmo a compra de criptomoedas.

Qual a importância do aporte mensal?

Quando pensamos em investimento de longo prazo, logo vem à mente três pilares que são: aportes, tempo e rentabilidade. Porém, vale ressaltar que a rentabilidade esperada de ativos de renda variável embora seja mais alta, ela nunca é garantida.

Ações e criptomoedas seguem a dinâmica de oferta e demanda do mercado, que está sempre suscetível a oscilações. Portanto, diante dessa variação, é impossível prevê o desempenho do ativo ao longo do tempo.

Neste contexto, implementar uma gestão de riscos que possa prever uma diversificação de ativos é fundamental, por isso, os aportes mensais são importantes nesse processo.

Por que investir em criptomoedas como aportes mensais?

Primeiramente, as criptomoedas são flexíveis e aceitam investimentos menores a partir de poucos reais, se transformando em uma opção acessível e democrática para todos. Além disso, o aporte mensal ajuda a consolidar uma boa reserva de investimento ao longo do ano, sendo uma ótima forma de consolidar uma carteira de investimentos a longo prazo. Outras vantagens de investir em criptomoedas são:

  • Consolida-se o hábito de poupar recursos e investir, de forma mais disciplinada e saudável.
  • A diversificação da carteira é facilitada, permitindo ao investidor sofrer menos com a volatilidade das criptomoedas e com os momentos de baixa do mercado;
  • Nos momentos de maior queda, os aportes ajudam a aumentar a carteira com a aquisição de ativos com fundamentos compatíveis ao perfil do investidor.

Como fazer aportes em carteira de criptomoedas?

Além de definir seus objetivos no mercado e planejar aportes mensais, é essencial contar com a assessoria de uma corretora de criptomoedas, empresas que são responsáveis por fazer a mediação entre o investidor e o mercado, com o objetivo de viabilizar uma transação mais segura e funcional para as duas partes.