• Post category:Finanças

A ideia de adquirir imóveis em Orlando e alugar em curtos períodos já faz parte dos negócios de celebridades como Larissa Manoela e Juliana Paes.

comprar casa em orlando
Casa da atriz Larissa Manoela é um dos imóveis disponíveis para aluguel em Orlando (Foto: Reprodução.)

Larissa Manoela, Simone, Deborah Secco e Juliana Paes: o que essas artistas têm em comum? Todas tiveram a iniciativa de comprar casa em Orlando para passar as férias com a família. Nos períodos que estão trabalhando no Brasil, porém, as artistas disponibilizam seus imóveis para aluguel de temporada.

A chamada vacation home tem sido uma aposta de muitos brasileiros na cidade da Flórida. Isso porque os aluguéis por temporada são bastante procurados por turistas que viajam em grupos a fim de aproveitar os parques temáticos da região.

De modo geral, a ideia desse investimento é fornecer uma propriedade com toda a estrutura necessária para um aluguel de curto período — durante uma viagem de férias, por exemplo. O retorno desse tipo de imóvel ajuda a gerar uma boa rentabilidade no final do mês e vem se tornando também um negócio tradicional de muitos brasileiros que possuem casas na cidade.

Vale a pena investir em aluguel de temporada em Orlando?

Conhecida por abrigar diversos parques temáticos, como Walt Disney World Resort, Universal Orlando Resort e SeaWorld Orlando, a cidade é um dos destinos mais procurados por quem deseja se divertir com a família.

Para se ter uma ideia, apenas no terceiro semestre de 2021 (entre julho e setembro) a Flórida recebeu 32,5 milhões de visitantes — a grande maioria formada por turistas de Orlando. As informações foram divulgadas pela Visit Florida, empresa oficial de marketing de turismo do estado, que relata ainda boas projeções para o turismo na região nos próximos anos.

Em grupos grandes, os turistas costumam buscar por passagens aéreas, ingressos para as atrações e, claro, hospedagens confortáveis e com boa localização. O número expressivo de visitantes da cidade é um dos pontos que reforçam a procura de muitos brasileiros pelo investimento em imóveis por temporada.

Orlando tem uma qualidade de vida acima da média e oferece retorno em dólar, moeda mais valorizada que o real — o que pode ajudar em tempos de economia instável no Brasil. Investir em vacation home pode gerar, em média, uma renda de US$ 1 mil a US$ 6 mil ao mês, dependendo do tamanho e das acomodações da casa em questão.

O que é preciso saber para investir nesse tipo de negócio

Além de utilizar a casa como fonte de renda em períodos curtos, o locador também pode usufruir dela em momentos oportunos com toda a família. No entanto, quem deseja alugar por períodos curtos em Orlando deve estar atento a alguns detalhes para que o investimento valha a pena.

Busque uma imobiliária de confiança

Comprar um imóvel é um investimento que deve ser feito com o máximo de segurança, principalmente sendo de outro país. Para auxiliar nesse processo, é preciso buscar a orientação de uma imobiliária de confiança.

Uma empresa com credibilidade entende quais imóveis são mais adequados para as necessidades do comprador, apresenta as melhores oportunidades do mercado, explica sobre as taxas e presta ajuda em todo o processo de aquisição.

O ideal é buscar por imobiliárias renomadas e, se possível, que já tenham fechado negócio com pessoas próximas. Esse fator se torna ainda mais importante para quem vai fazer o investimento diretamente do Brasil.

Conheça as condições de financiamento

Da mesma forma que ocorre aqui, o financiamento é uma das etapas decisivas para quem deseja investir em imóveis para temporada em Orlando. Na cidade, dá par fazer essa ação com a incorporadora do empreendimento ou com algum banco de origem do país.

Em relação às taxas, o financiamento é consideravelmente mais em conta nos EUA. O imóvel pode ser adquirido com juros que vão de 3,5% a 8,5% ao ano, enquanto no Brasil a porcentagem fica em torno de 10 a 11%.

Procure por uma boa localização

Se o intuito do investimento é oferecer a casa como hospedagem por pequenos períodos, o endereço é um detalhe importante. Quando visitam Orlando, turistas costumam procurar por locais com boa localização e, principalmente, próximos aos principais parques temáticos.

Nesse sentido, é preciso ter muita atenção ao escolher um imóvel. A dica é preferir os que ficam próximos da avenida International Drive ou a menos de 2km da Disney/Universal. Procurar por casas com essas características será um fator decisivo para que o investimento garanta mais rentabilidade ao negócio.