• Post category:Saúde

Você sabia que a estabilidade do seu corpo depende da saúde bucal? Muitas pessoas sabem que comer muito açúcar não é bom para o organismo, mas muitas delas não sabem o quanto doces e refrigerantes são os principais vilões para a higiene e integridade dos dentes.

Quer saber mais sobre como doces e refrigerantes afetam a saúde bucal? Continue lendo o conteúdo abaixo.

O excesso de doce pode afetar meu organismo?

assortment pieces cake

Atualmente, as pessoas ainda consomem muito açúcar diariamente, aproximadamente 16 colheres de sopa, mas a recomendação é apenas de 50g por dia.

Ainda pensando nessas medidas, as substâncias que são mais consumidas durante o dia incluem:

  • Bebidas açucaradas (refrigerantes, sucos industrializados, etc);
  • Doces;
  • Assados;
  • Laticínios adoçados.

Essas são as principais fontes de açúcar adicionadas à dieta. Essa substância pode ser mais difícil de identificar nos rótulos nutricionais, uma vez que podem ser licitados sobre vários nomes, como xarope de milho, néctar ou sacarose.

Mas, independentemente do seu nome, este açúcar em excesso pode afetar negativamente o seu corpo de várias maneiras.

Comer açúcar dá ao cérebro uma grande onda de substância química agradável chamada dopamina. Essa matéria faz com que você opte por comer uma barra de chocolate, por exemplo, ao invés de uma fruta ou um vegetal, eles não fazem com que o cérebro libere tanto composto.

O doce ocasional pode lhe dar uma rápida explosão de energia, aumentando os níveis de açúcar no sangue.

Quando os seus níveis caem, à medida que suas células absorvem açúcar, você pode se sentir nervoso e ansioso, também conhecido como a temida “queda do açúcar”.

Se a pessoa tem dores nas articulações, é motivo para dispensar os doces, porque a ingestão deles pode piorar a sensação devido às inflamações.

Outro efeito colateral é o resultado de fazer a sua pele envelhecer mais rápido, o excesso de açúcar se liga às proteínas em sua corrente sanguínea e cria moléculas prejudiciais.

Uma abundância de açúcar adicionado, provavelmente contém frutose ou xarope de milho com alto teor, quando chega ao fígado isso tudo se transforma em gordura.

Os doces também podem apodrecer os seus dentes. As bactérias que causam cáries adoram comer o açúcar que permanece na boca depois de consumir algo doce, e a cárie pode resultar até na extração da dentição, tendo necessidade o acompanhamento com o especialista em prótese dentária.

Relação dos doces com a saúde bucal

Quando se ingere o doce, ele fica grudado aos dentes, por isso, é muito importante após a refeição, realizar higienização dos dentes.

Fazer essa higienização pode poupar muitas doenças, tanto diretamente no dente quanto às doenças gengivais.

A cárie, é uma das principais doenças que podem ser resultado do consumo de doces excessivos e, se ela não for bem tratada, poderá até mesmo ocasionar a perda do dente, sendo necessário o tratamento com dentista especialista em protese.

Pelas grandes quantidades de açúcar, a gengiva poderá se irritar com acúmulo de placas bacterianas, gerando a gengivite.

Se a gengivite não for bem tratada, através de uma limpeza profissional, poderá desenvolver uma doença periodontal.

A doença periodontal envolve o suporte dos dentes, que são os ossos e a gengiva que seguram os dentes.

Essa infecção ao progredir, pode ocasionar a ausência do elemento dentário, e é super importante que nessa situação, vá ao dentista especialista em implante e faça a avaliação.

O tártaro também pode ser um dos resultados do consumo excessivo e da falta de higienização, porquanto, essa placa bacteriana ela endurece e, com o açúcar, pode atingir a raiz dos dentes e os deixando moles.

Na maioria dessas doenças, fazer um acompanhamento completo em uma clínica de implantes é uma das mais viáveis soluções.

O refrigerante faz mal aos dentes?

Todo e qualquer tipo de refrigerante apresenta um tipo de ácido chamado carbônico.

Esse ácido ocorre quando você vai abrir a latinha de refrigerante, sendo responsável justamente pelo gás que está presente na bebida.

Esse gás está junto ao ácido carbônico e ele ocasiona na parte externa do dente, uma agressão química, uma corrosão que pode levar algumas consequências como, :

  • Manchas;
  • Despigmentação dos dentes;
  • Aumento da sensibilidade;
  • Dor.

Pior ainda, são os refrigerantes à base de cola, porque além de apresentarem esse composto, apresentam o ácido fosfórico, fazendo com que o carbono acabe duplicando os efeitos nocivos ao dente.

Como substituir o refrigerante?

É muito importante fazer a substituição do refrigerante no dia a dia e, principalmente, durante os dias de verão.

  1. Troque por suco da fruta

É importante comprar aquelas frutas em que mais agrada o seu gosto e fazer o suco com elas.

Você pode fazer o suco aos finais de semana e deixar congelados para consumir no resto dos dias, para que possa se tornar tão prático quanto abrir um refrigerante, exceto o suco de limão, porque pode ter alteração no gosto.

Assim, passará a tirar esses sucos do congelador horas antes da sua refeição ou totalmente em que for ingeri-los.

  1. Água saborizada

Essa é uma água onde pegará vegetais ou frutas e vai colocar em infusão na água, passando o cheiro, o sabor e os nutrientes das frutas ou vegetais, tornando-as saborosa e nutritiva.

Dicas para manter a saúde bucal em dia

As más condições de higiene bucal podem gerar doenças bucais que, por sua vez, podem levar à enfermidade ou até mesmo agravá-las.

Escovar os dentes sempre após as refeições e antes de dormir;

  • Utilizar o fio dental todos os dias;
  • Utilizar creme dental com flor;
  • Não fumar;
  • Ter uma alimentação saudável;
  • Ir regularmente ao seu dentista.

São dicas essenciais para regularizar a higienização. O fio dental é muito importante para tirar bactérias que ficam numa superfície mais Extrema.

O cigarro, além de potencializar a chance de desenvolver câncer de boca e de pulmão, ele causa mau hálito e uma maior pigmentação dos dentes.

Pessoas que possuem uma alimentação baseada em amido de milho de açúcar, potencializa a chance de desenvolver as caras.

É muito importante ter a ida regular ao dentista e fazer uma consulta com uma clínica de odontologia.Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.