• Post category:Finanças

É fato que sempre que ocorrem eleições, existe impacto na economia de um país. Em outubro acontecerão as eleições para governadores, deputados federais e estaduais, senadores e para presidente da República. Durante este período, o país passa por instabilidade política, devido aos planos de governo dos candidatos e as campanhas eleitorais dos mesmo.

Por conta das incertezas geradas durante a época eleitoral, a economia pode sofrer sérios impactos. Por isso, ao fazer investimentos neste período, é necessário ter em mente o impacto na economia gerada pelo futuro resultado político. Inclusive, nessa época muitos investidores preferem assumir uma postura de cautela e se manterem neutro nas operações para evitarem futuras surpresas.

Por isso, para o setor comercial, por exemplo, o ano de eleições significa, em muitos setores, a redução no portfólio de vendas nas empresas.  

Como o cenário é de instabilidade e incerteza, o risco passa a ser muito elevado também.

Para qualquer investidor, é fundamental entender como as eleições podem impactar na economia. Para isso, reunimos algumas informações necessárias sobre isso. Confira!

Como as eleições de 2022 podem impactar a economia?

O cenário político tem o poder de impactar a economia de maneira exorbitante. O aumento ou queda de expectativas muitas vezes estão por trás de um movimento político. Além disso, o impacto pode contar com a desvalorização ou valorização da moeda brasileira.

Essa questão ocorre pelo fato do cenário político decidir como as coisas serão daqui para frente. A política determina o que acontecerá com a economia do país em diferentes setores, que pode tanto melhorar como piorar a situação econômica do Brasil.

Não é possível ter uma previsão do que acontecerá com a economia no futuro, mas, sabemos que o impacto gerado, seja bom ou ruim, dependerá totalmente do próximo mandato. Essa incerteza gera dúvidas nos investidores e compradores.

Como funciona a bolsa de valores em época de eleição?

As eleições federais ocorrem a cada quatro anos. O país para no período eleitoral, pois o próximo mandato pode decidir o futuro do país e as campanhas eleitorais podem durar meses ou até um ano.

As campanhas políticas que são antecipadas geram dúvidas e preocupações nos investidores. Por isso, o mercado em ano de eleição pode apresentar oscilações, o que faz com que os investimentos na Bolsa de Valores tenham mais riscos, por exemplo.

É possível que as eleições possam impactar negativamente na economia atual?

De acordo com a agência Moody’s, existe uma probabilidade de que haja um deficit nominal, que chegue a até 5,9% do PIB, pressionando o Brasil. Além disso, o Branco Central do Brasil afirmou que existe um risco fiscal com possíveis implicações políticas, que elevem os gastos e pressionem a inflação.

Isso indica que é possível que as eleições tenham um impacto negativo na economia atual, que depende do resultado das eleições.

Se você tem um negócio que possui presença na internet, esse é o momento para investir em engajamento e produção de conteúdo pois, mesmo que o poder de compra dos clientes esteja reduzido, será muito importante para você no longo prazo nutrir os seus leads e prospectar novas negociações

Impacto das eleições no comércio exterior

As eleições também podem impactar a economia e o comércio exterior, mas isso depende totalmente do resultado eleitoral. Dessa forma, a depender dos ideais e metas dos candidatos e estratégias políticas, o comércio exterior também é afetado por essa questão.

Por conta disso, é fundamental que o país afetado passe a observar o andamento econômico durante o período eleitoral, visto que a decisão final e até mesmo durante as eleições poderão ter resultados impossíveis de serem previstos.

O novo Presidente da República pode levar o país a outros rumos, com novos projetos e mudanças até mesmo na economia. Por isso, o período de eleições é o momento de analisar as propostas de cada candidato.

Por conta de toda a mobilização política, todo ano eleitoral é movido a manifestações e falas que favorecem ou não as figuras políticas, de modo a gerar diversas dúvidas e incertezas para os eleitores. Afinal, escolher quem decidirá o futuro do país é uma grande responsabilidade!

Para se preparar contra esse cenário, vale a pena investir em estudos e processos para otimizar os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa. Por exemplo, se as vendas do setor comercial reduzirem, vale a pena reavaliar o fluxo de cadência nas vendas para encontrar novas oportunidades de inovação.