A boca é a porta de entrada dos alimentos e também da nossa saúde em geral. Por isso, precisamos cuidar da nossa alimentação e dentes, como cuidamos do nosso corpo. 

Como temos ciência que uma boa alimentação juntamente com exercícios físicos traz uma boa qualidade de vida. Hoje vamos aprender como a alimentação impacta na saúde dos dentes e faz toda a diferença na nossa qualidade de vida.

alimentacao dentes

Cuidados com a alimentação:

Existem vários alimentos que podem colaborar com a saúde bucal. Essas comidas são eficazes para a limpeza dos dentes, pois atuam eliminando sujeira de outros alimentos que ficam nos dentes. 

Alguns alimentos que ajudam na saúde bucal são:

  1. Queijo

Se você gosta de comer queijo, agora tem um motivo mais específico ainda, pois ele é rico em cálcio e fósforo, tem uma função muito importante que ajuda no fortalecimento dos dentes, além disso, auxilia na reparação do esmalte dentário. 

  1. Alimentos verdes

Folhas verdes escuras, como, espinafre, a couve e o almeirão, são ótimos exemplos de alimentos para a saúde bucal 

  1. Maçã

Quando se trata de saúde bucal, um superalimento é a maçã, pois além ter um fácil acesso, ela é uma fruta fibrosa e auxilia na limpeza dental a cada mordida e ajuda na prevenção de doenças gengivais e evita surgimento de cáries.

  1. Frutos do mar

Peixes de água salgada, como salmão, sardinha, siris, lagostas e lula. São ótimos aliados da saúde bucal, pois possuem flúor que atuam contra a prevenção de cáries e de placas bacterianas. 

Vários especialistas confirmaram que alimentos fibrosos, ricos em cálcio e vitamina C e D e o consumo de água auxiliam na manutenção dos dentes. Além do mais, gorduras boas (azeite de oliva, castanhas, abacate, entre outros) e frutas também são uma boa pedida. 

Porém isso não quer dizer que você não possa comer aquele chocolate que tanto ama ou aquela pizza no fim de semana, o importante é não exagerar e escovar os dentes após todas as refeições.

Ter uma alimentação saudável é muito importante por vários aspectos, tanto para nosso corpo, como para nossa saúde bucal. 

Inclusive, quando uma pessoa possui acessórios na boca, como o aparelho dentário móvel, cuidar da alimentação ajuda muito a combater as cáries, e é muito importante também, se preocupar com a higienização bucal para reduzir o acúmulo de bactérias. 

O aparelho, atrapalha bastante na limpeza dos dentes, fazendo com que as pessoas acabem percebendo o acúmulo de placas bacterianas. 

Atualmente, muitos pacientes estão aderindo a ideia de usar aparelho odontológico transparente, pois com esses modelos de alinhadores você poderá comer de tudo, sem se preocupar com os danos que podem ser causados.

Esse é um dos grandes diferenciais deste estilo de aparelho que proporciona conforto e qualidade para o paciente durante todo o tratamento, isso devido ao seu design minimalista e versátil.

Justamente por ser um aparelho transparente preço muito acessível também aos pacientes. A ortodontia está cada dia mais avançada, e a maioria dos pacientes que fizeram tratamentos com aparelhos fixos metálicos, estão apenas tratando recidivas agora. 

A maioria dos pacientes estão preferindo esse modelo, principalmente pela estética e se forem adultos, optando pelos alinhadores. 

Alguns profissionais estão aderindo a ideia de abaixar o tratamento ortodôntico e, com isso, tem tido uma combinação com aparelho lingual preço acessível. Pois para os pacientes terá uma estética melhor e um custo benefício melhor. 

O uso desse aparelho é totalmente invisível, porque os bráquetes são colocados na parte de trás dos dentes, o que traz uma sensação mais confortável para o paciente durante o tratamento. 

Quanto à adaptação, é super tranquila, ao contrário do que muitos pensam, no começo o paciente terá dificuldades em algumas pronúncias de palavras, mas é somente nos dois ou três primeiros dias.                                                                                                                                                                                                                                     

Muitos pacientes têm dúvidas sobre como ter uma alimentação saudável, após realizar uma extração de dente preço dos alimentos, se são mais altos os custos, mas na verdade, há um cuidado sim com a comida, porém, não é um bicho de sete cabeças.

Alguns alimentos recomendados após a operação, são:

  • Alimentos frios como, picolé, sorvetes e açaí.
  • Alimentos líquidos como, leite e suco. 
  • Alimentos macios como, ovos cozidos, purê e massas.
  • Tomar muita água. 

Uma bolsa térmica nas primeiras 24h são bem essenciais, para auxiliar na eliminação de dores, no desinchaço e nos hematomas. Importante ressaltar também, que nas primeiras horas evite alimentos quentes, pois a região estará bem sensível.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Deixe um comentário