img

Ih, o esgoto entupiu do nada? Esse é um dos pesadelos dos donos de casa e até mesmo de síndicos de condomínios e prédios. Isso porque um esgoto entupido pode provocar problemas estruturais no encanamento e um trabalho e gasto não previsto no orçamento mensal. É por isso que na hora de evitar que ele entupa, todo o esforço é mais do que válido!

 Hoje, vamos entender algumas soluções para manter o esgoto sem entupimentos e principalmente para prever se ele está para entupir ou não. Você verá que são ações simples e que podem fazer a diferença na hora de evitar esse problemão.

img

Por que meu esgoto entope do nada?

 Para os Brasileiros, entupimentos são infelizmente um problema mais do que comum. Isso ocorre basicamente porque nosso sistema de encanamentos não é bom. Geralmente ele é feito com canos estreitos demais ou que são muito frágeis. É por isso que qualquer descarte mal feito de papel higiênico ou outros objetos pode (e vai) levar ao entupimento do esgoto.

 Outro mau hábito que pode levar ao entupimento repentino é a não realização de manutenções preventivas. Isso porque temos o costume de deixar sempre para chamar profissionais quando o desastre já aconteceu e não sabemos mais como resolver.

 Então, vamos às soluções para evitar que o esgoto entupa do nada!

Verificações preventivas

As verificações preventivas são mais do que necessárias, principalmente em prédios e condomínios. Isso porque, convenhamos, é difícil convencer uma só família a ter hábitos que preservem o encanamento e o esgoto. Quanto mais um prédio com diversos tipos de pessoas. Então, a verificação por um profissional encanador é a melhor forma de evitar problemas inesperados. Durante a verificação, o profissional procurará possíveis obstruções e identificará se o esgoto já precisa de uma nova manutenção ou ainda pode esperar por um tempo.

Não jogar papel no vaso sanitário

Bem, falamos que os hábitos influenciam e muito no tempo em que um esgoto vai precisar de manutenção. E o hábito que mais influencia nisso tudo é o de não jogar papel no vaso sanitário. Como já comentamos, o encanamento do Brasil não é o melhor. Com isso, o descarte de papel no vaso acaba levando a obstruções e entupimentos. O encanamento já fraco acaba se deteriorando ainda mais e aí já viu… Os gastos para trocar tudo sai bem caro. E quem está no fim do encanamento? Isso mesmo, o esgoto. Que acaba por sofrer também com entupimentos e precisando de uma nova manutenção antes do esperado.

img

Manutenção periódica  dos canos

Quando se mora em uma casa mais velha ou que já passou por diversas famílias, a manutenção periódica de canos e encanamento quase sempre não é feita. Portanto, o encanamento frágil e danificado acaba influenciando no mau funcionamento do esgoto, que entope com mais facilidade. Além disso, pode haver outras obstruções que podem levar a pensar que o problema é no esgoto, mas na realidade se trata da falta de manutenção dos canos. Portanto, agendar vistorias e limpezas periódicas é mais do que necessário para manter tanto o esgoto quanto o encanamento seguros e sem entupimento.

 Manutenção do esgoto periódico

 Além disso, é claro, o próprio esgoto precisa ter sua própria manutenção periódica agendada. Esse inclusive é a melhor forma de evitar entupimentos repentinos. Afinal, sem a limpeza e retirada de resíduos que possam ter se alojado ali, não há como garantir que o entupimento não vai ocorrer.

O que acontece em muitas casas e prédios brasileiros é que a manutenção e limpeza do esgoto e dos canos que passam por ele só é feita quando ele de fato entope. Nunca antes. E com isso, todos são pegos de surpresa. Não deixe que isso aconteça. Marque no seu calendário os dias da última manutenção e pergunte ao profissional qual é a data para a próxima visita. Não perca essas datas de forma alguma!

Conte com bons profissionais

 E, por falar neles, os profissionais que vão realizar a manutenção e vistoria do esgoto precisam ser qualificados. Do contrário, a manutenção pode não ficar como esperado e pode não durar como esperado. Além disso, existem outros riscos, como contaminação, mau funcionamento dos encanamentos ou até mesmo a piora da frequência de entupimentos. Escolher bons profissionais é o primeiro passo para ter resultados duradouros e não ser pego de surpresa com entupimentos acontecendo do nada.

Não deixe para a última hora nunca!

 Para terminarmos nossas soluções, devo te lembrar mais uma vez que manutenções e vistorias precisam ser executadas e planejadas com antecedência. E não de última hora, quando já percebemos que algo está errado. Se planejar quanto a isso te dá a chance de pesquisar os melhores profissionais para resolver seu problema em questão, além de, claro, evitar que no meio da noite o esgoto entupa e você precise resolver as coisas rápido, sem antes fazer uma escolha consciente. Portanto, não deixe para a última hora e siga o calendário de manutenções do esgoto. Essa é a melhor maneira de evitar perrengues.

Chama a Matrix!

Escolher o profissional certo para desentupir o seu encanamento só tem vantagens. E não é difícil encontrar o certo para você! Aqui estamos, a Matrix Desentupidora!

Nossos profissionais resolvem o seu problema rapidinho! Contamos com a ajuda de muitos desentupidores experientes no mercado e que diagnosticarão problemas e farão a limpeza e desentupimento da sua pia sem mais delongas. O importante é que você chame a Matrix e deixe o resto com a gente. Somos uma empresa responsável e que leva desentupimento de qualidade para toda São Paulo.

Torne sua vida muito mais prática e sem entupimento chamando a Matrix Desentupidora.

Clique aqui e entre em contato com a gente!

Gostou das nossas dicas? A gente tem outras dicas úteis e interessantes para a boa manutenção da sua casa!  Basta continuar acompanhando a gente.

São diversas publicações que te ensinam a cuidar ainda melhor do seu espaço. Mais uma forma da Matrix te ajudar a manter tudo no lugar!

Deixe um comentário