Baixada Santista surpreende com crescimento sólido de empregos no 3º trimestre de 2023

O setor de Serviços liderou o crescimento, com aumento de 3,6%, seguido por Construção (3,2%), Indústria (2,4%) e Comércio (1,5%)

Carteira de Trabalho. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil
Carteira de Trabalho. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil

Marina Roveda Publicado em 18/11/2023, às 13h02


A Baixada Santista, litoral de São Paulo, mostrou sua força econômica ao registrar um notável aumento de 4.347 empregos formais no terceiro trimestre de 2023, conforme aponta a pesquisa Emprego Formal da Fundação Seade, com base nos dados do Caged. Esse crescimento, representando 1,2% em relação ao trimestre anterior, evidencia a resiliência da região.

Durante esse período, a Baixada Santista viu um movimento de 37.524 admissões contra 33.177 desligamentos, elevando o total de trabalhadores registrados para 360.721, correspondendo a 2,7% do total estadual em São Paulo.

O setor de Serviços desponta como protagonista, experimentando um sólido aumento de 3,6% em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior. Construção (3,2%), Indústria (2,4%) e Comércio (1,5%) também contribuíram positivamente para esse cenário de crescimento.

Dentre as ocupações que mais se destacaram na contratação estão Atendente de lojas e mercados, Auxiliar de escritório, Faxineiro, Servente de obras e Auxiliar nos serviços de alimentação.

No entanto, observou-se uma diminuição nas contratações do setor de Agricultura, pecuária e pesca, apresentando uma baixa de 4,9% em relação ao segundo trimestre de 2023, explicada pela sazonalidade típica do período.

Ao analisar os desligamentos, destacam-se ocupações como Supervisor administrativo, Gerente Administrativo, Gerente de loja e supermercado, Gerente comercial e Zelador de edifício.

Em comparação ao cenário estadual, que viu a criação de 156.334 empregos formais no terceiro trimestre, a Baixada Santista conquista a 11ª posição em número de admissões.