Benefícios

Beneficiários do Bolsa Família têm direito a medicamentos gratuitos em Guarujá

Guarujá possui mais 30 farmácias credenciadas no Programa Farmácia Popular

Beneficiários do Bolsa Família têm direito a medicamentos gratuitos em Guarujá - Imagem: reprodução Prefeitura de Guarujá
Beneficiários do Bolsa Família têm direito a medicamentos gratuitos em Guarujá - Imagem: reprodução Prefeitura de Guarujá

Manoela Cardozo Publicado em 27/01/2024, às 10h19 - Atualizado às 14h42


Os beneficiários do Programa Bolsa Família têm acesso a medicamentos gratuitos por meio do Programa Farmácia Popular do Governo Federal, que conta com mais de 30 farmácias credenciadas no Guarujá.

Conforme informações da Prefeitura, para adquirir medicamentos e/ou fraldas geriátricas, é necessário apresentar um documento oficial com foto e número do CPF, ou um documento de identidade que inclua o número do CPF, juntamente com a receita médica dentro do prazo de validade, seja do SUS ou de serviços particulares.

Além disso, as mulheres agora têm acesso gratuito a medicamentos para o tratamento de osteoporose e contraceptivos, que se juntam aos tratamentos já oferecidos para hipertensão, diabetes e asma.

Idosos com 60 anos ou mais têm direito a fraldas geriátricas para incontinência, assim como pessoas com deficiência que apresentem prescrição, laudo ou atestado médico.

O Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) é uma iniciativa do Governo Federal que busca complementar o fornecimento de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde (APS), por meio de parcerias com farmácias e drogarias da rede privada.

Dessa forma, além das Unidades Básicas de Saúde e/ou farmácias municipais, os cidadãos podem obter medicamentos nas farmácias e drogarias credenciadas ao PFPB.