Descontos de até 80% sobre dívidas de incentivos estaduais
Marina Milani Publicado em 17/05/2024, às 13h00
Empresas que deduziram indevidamente incentivos estaduais do pagamento do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPF) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) têm até o dia 28 de junho para aderir à renegociação especial oferecida pela Receita Federal e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). O edital de transação especial, publicado, oferece descontos de até 80% sobre a dívida.
O pagamento dos débitos de incentivos do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) poderá ser feito com as seguintes condições: pagamento em espécie do valor da dívida consolidada em até 12 parcelas mensais, com desconto de 80%; pagamento em espécie de pelo menos 5% da dívida consolidada sem reduções, em até cinco meses, com parcelamento do saldo remanescente em até 60 meses, com redução de 50%, ou em 84 meses, com redução de 35%.
Procedimento:
Para renegociar os débitos com a Receita Federal, o processo deve ser realizado por meio de abertura de processo digital no Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC). Já para débitos já inscritos em dívida ativa, a adesão deve ser feita pelo Portal Regularize, mantido pela PGFN.
Documentos necessários:
Em abril, a Receita Federal havia aberto um prazo para que as empresas realizassem a autorregularização, também oferecendo descontos de até 80% sobre a dívida. Agora, com a publicação do edital, os devedores podem formalizar a adesão e renegociar os débitos.
A transação tributária, aprovada pelo Congresso em dezembro, visa limitar a utilização de incentivos fiscais do ICMS, imposto arrecadado pelos estados. Em troca dessa restrição, as empresas têm a oportunidade de renegociar o passivo fiscal acumulado. As empresas devem cerca de R$ 90 bilhões desde 2017, quando o mecanismo entrou em vigor.
Leia também
Comerciante assassinado descobriu traição da esposa de maneira inusitada
Praia Grande confirma show de Simone Mendes na Estação Verão 2025
Imagens do assassinato de Igor Peretto ajudam a polícia a entender o crime; Confira
Plano Diretor: moradores do Guarujá apontam problemas em projeto da prefeitura
TRIÂNGULO OU QUADRADO AMOROSO? Veja tudo o que se sabe sobre o crime que parou o litoral de SP
Lula cobra presença de ministros e exige mais empenho
Comerciante assassinado descobriu traição da esposa de maneira inusitada
Santos abre Oficinas de Natal gratuitas através do Fundo Social de; confira inscrições
Defesa Civil emite alerta de rajadas de vento de até 61 km/h no Litoral Norte
Acidente envolvendo três carretas na rodovia Anchieta deixa motorista preso em ferragens