Economia

Maior temporada de cruzeiros em Santos começa no próximo domingo

Quase um milhão de turistas vão passar pela cidade até 03 de maio, quando sai o último navio da temporada

Maior temporada de cruzeiros em Santos começa no próximo domingo - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos
Maior temporada de cruzeiros em Santos começa no próximo domingo - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos

Manoela Cardozo Publicado em 25/10/2023, às 07h32 - Atualizado às 08h27


No próximo domingo (29), por volta das 8h, a maior temporada de cruzeiros dos últimos 11 anos terá início com a chegada de um velho conhecido ao Porto de Santos, o MSC Preziosa.

De acordo com informações da Prefeitura, até o dia 03 de maio de 2024, entre embarques, desembarques e escalas de trânsito, aproximadamente 917 mil turistas passarão pela cidade, impulsionando a rede hoteleira, o comércio e os serviços.

O impacto econômico dessa temporada pode ultrapassar a marca de R$ 1 bilhão na economia da região. Santos é o ponto de parada mais importante para cruzeiros marítimos no Brasil.

O Terminal Marítimo Giusfredo Santini-Concais receberá 152 escalas, nove a mais do que na temporada anterior, com a visita de 15 navios.

Sete desses navios são de cabotagem, navegando pelo Brasil e América do Sul, incluindo o Costa Favolosa, Costa Diadema, MSC Seaview, MSC Lirica, MSC Preziosa, MSC Armonia e o MSC Grandiosa. Este último, estreando no país, é o maior navio a navegar em águas brasileiras, com capacidade para mais de 6,3 mil passageiros. Sua primeira parada no cais santista está prevista para 25 de novembro.

Além das embarcações de cabotagem, navios de longo curso também fazem escalas em Santos durante cruzeiros internacionais, como o Le Lyral, Norwegian Star, MS Marina, Celebrity Eclipse, Azamara Quest, MS Seven Seas Splendor e MS Seven Seas Voyager.

O navio de expedições SH Vega será o primeiro a atracar na cidade na quinta-feira, dia 26, às 8h. No entanto, ele não embarcará ou desembarcará passageiros, pois realizará apenas uma ação promocional com agentes de viagens e imprensa.Sendo assim, ele não faz parte da temporada atual, já que não operará em águas brasileiras em 2023/2024.