A medida faz parte de uma determinação nacional da Receita Federal
Karina Faleiros Publicado em 17/08/2023, às 10h43
A Prefeitura de Santos anunciou, por determinação nacional da Receita Federal, a medida que obriga a implantação de uma nota fiscal padrão para todo o território nacional.
Trata-se dos microempreendedores individuais (MEI) de Santos, que devem ficar atentos as alterações para a emissão de notas fiscais de serviço eletrônicas.
A partir de setembro, aqueles que atuam com prestação de serviços, modalidade que não tem incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS), terão que utilizar o Portal Nacional de Emissão de Notas para expedir o documento.
Você consegue conferir a nova Instrução Normativa, através do Diário Oficial do Município, publicado no dia 11 de agosto.
Segundo informações do g1, também em setembro, não será mais possível para os MEIs o acesso ao sistema de Gestão Inteligente da Nota Fiscal de Serviço Eltrônica (Ginfes) da Prefeitura de Santos. Para a emissão de uma nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-E) dentro do padrão nacional, deve-se fazer o cadastro do CNPJ no Portal Nacional de Emissão de NFS-E.
Ao completar o primeiro acesso, os interessados devem preencher os dados solicitados e avançar as telas, o que inclui a validação de um e-mail.
É importante ressaltar que colocar o serviço de acordo com a lista de atividades da empresa, e depois do cadastro, já é possível entrar no sistema federal para emitir a nota.
Leia também
Foto mostra possível bala que teria atingido o ex-presidente dos Estados Unidos
Santos: vice-prefeita Audrey Kleys assume prefeitura por cinco dias
Escola Municipal de Santos é finalista de prêmio internacional; saiba detalhes
Anatel quer aumentar monitoramento de ligações indesejadas
Entregador da farmácia é feito de refém por criminosos
Prefeitura de São Vicente deverá apresentar planejamento detalhado para reduzir impactos das enchentes na cidade
Dez toneladas de resíduos em manguezais são removidos no litoral de SP
Bares e restaurantes projetam 10% a mais de movimento na Páscoa e Tiradentes na Baixada Santista
Santos: vice-prefeita Audrey Kleys assume prefeitura por cinco dias
Gafe do Secretário do Meio Ambiente gera polêmica no Pantanal