Oportunidade

Santos lança concurso público para Guarda Municipal; confira

Com 200 vagas para o concurso, a primeira fase está prevista para dezembro

É necessário ter feito pelo menos duas doações de sangue em Santos para se inscrever - Imagem: Prefeitura de Santos
É necessário ter feito pelo menos duas doações de sangue em Santos para se inscrever - Imagem: Prefeitura de Santos

Karina Faleiros Publicado em 18/09/2023, às 09h36


Nesta segunda-feira (18), a Prefeitura de Santos abriu inscrições para o concurso público da Guarda Civil Municipal (GCM) em Santos. No total, são 200 vagas para o cargo de GCM I, com salário de R$ 3.032,73 e jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Para se inscrever, é através do site do Instituto Mais (organizador do concurso), até às 17h do dia 19 de outubro. Segundo informações do g1, para participar, é necessário ter feito pelo menos duas doações de sangue em Santos, dentro do período de 12 meses ou estar desempregado com renda mensal comprovada em até um salário mínimo.

Valores

A taxa de inscrição é R$ 57, mas alguns candidatos podem pedir isenção do valor em um formulário disponibilizado no site, entre esta segunda e terça-feira (19).

Processo

A primeira fase do concurso está prevista para o dia 3 de dezembro, com prova objetiva e redação. O exame contará com questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa, Matemática, conhecimentos básicos de legislação municipal e conhecimentos específicos.

A redação será um relatório de ocorrência, de 20 a 30 linhas, sobre conhecimentos específicos do cargo sobre o tema proposto.

A segunda fase será composta por prova de aptidão física, com aferição da altura. Já na última etapa, haverá avaliação psicológica para verificar se o candidato tem o perfil exigido para o cargo, e para o porte e uso de arma de fogo.

Entre abril e maio de 2024, é previsto que os aprovados sejam chamados. Com os novos profissionais, a corporação da GCM de Santos passará a contar com efetivo de 696 guardas.

Requisitos

Para participar, é necessário ter mais de 18 anos até a data da posse, além de Ensino Médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com registro dentro do prazo de validade, que permita a condução de veículos automotores (motos e/ou automóveis).

Não podem possuir antecedentes criminais, e ter altura mínima de 1,65m para homens e 1,58m para mulheres.

No total de vagas, 20 são reservadas para pessoas com deficiência e 40 para pessoas negras