Ex-assessor de comunicação de Bolsonaro se envolve com a Copape, acusada de ligação com o PCC no setor de combustíveis
por Leandro Mazzini
Publicado em 01/04/2025, às 10h14
Do Palácio ao PCC
Um dos principais nomes da Secretaria de Comunicação da gestão de Jair Bolsonaro reapareceu – porém agora em um cenário muito diferente do Palácio do Planalto. Segundo apuramos, ele tem procurado vários veículos de imprensa apresentando-se como assessor de comunicação da Copape, empresa comandada por Mohamad Hussein Mourad. A Copape é aquela que temos denunciado há mais de ano, acusada pelo Instituto Combustível Legal e pelo Ministério Público de São Paulo de atuar como braço da facção PCC no mercado de combustíveis. Um dos sites que recebeu verbas milionárias durante a gestão desse ex-integrante da Secom voltou à ativa – e, segundo fontes, tem sido usado como ferramenta de ataque da Copape contra concorrentes. O site estaria servindo como linha de frente numa guerra empresarial com tintas criminais.
Advogado incendiário
Segundo fontes, o responsável por orquestrar a operação seria um advogado já conhecido no meio jurídico por suas articulações controversas. Fontes afirmam que ele teria gravado, clandestinamente, um ministro do Supremo Tribunal Federal e seus familiares, quando o magistrado ainda era apenas candidato à vaga na corte.
Explosão no STJ
Como se não bastasse, há investigações avançadas indicando que o dono do site envolvido nos ataques seria sócio de um dos principais operadores de um esquema de venda de sentenças. O caso está sob a relatoria do Ministro Cristiano Zanin no STF.
Boquinha preciosa
Se alguém tinha dúvidas sobre o porquê de Lula da Silva ficar em cima do muro na guerra Rússia x Ucrânia, eis um dos principais motivos. Dilma Rousseff foi reconduzida à presidência do banco dos BRICS com o voto de Vladimir Putin. Se o russo dissesse ‘não’, os outros países vetariam. Rússia e China mandam no bloco. O banco financia bilhões de reais em projetos de infra no Brasil e países membros.
Crime em BC
O diretor de cinema norueguês Gunnar Hall Jensen escreveu carta à Embaixada da Suécia, no Brasil, para cobrar as investigações da morte do filho, o sueco Jonathan Jensen, 21 anos, ocorrido em 2023. O jovem foi assassinado em Balneário Camboriú (SC). O pai alega não ter acesso ao andamento dos processos. Exige saber quando o inquérito será finalizado para o julgamento judicial, porque a família quer presenciar.
Cidadania italiana
A polêmica da cidadania italiana: A Coluna apurou em Roma que há um racha até no partido de Giorgia Meloni na lei que restringe a cidadania a filhos e netos de italianos. Deputados do Parlamento, com dupla cidadania, também são contra, porque seus herdeiros perderiam o benefício. “Quem já protocolou seu processo até dia 27 de março, e atende as obrigações atuais, está garantido”, diz o CEO da Cidadania4U, Rafael Gianesini, a maior assistência do Brasil no assunto. Mais notícias no site da Coluna.
ESPLANADEIRA
#Feira EducationUSA 2025 passa por seis cidades do Brasil de 3 a 16/4 com 40 universidades dos EUA. #Visão Esperança realiza amanhã exames gratuitos em 150 crianças na E.M. Maria Leopoldina (RJ). #Fundação Grupo Boticário, Unesco e Museu do Amanhã oferecem bolsas para jornalistas e artistas para produções sobre o oceano. #West Shopping (RJ) recebe hoje campanha de vacinação contra sarampo e gripe. #Chapada dos Veadeiros sedia o evento Resenha de 4 a 6/4, unindo esporte e natureza. #Prefeitura de Sorocaba distribui capas de chuva gratuitas para motoboys e entregadores.
Leia também
Rede de atendimento a animais silvestres é montada após incêndios florestais
Mulher desaparecida em naufrágio falou com a mãe momentos antes do acidente
Entregador da farmácia é feito de refém por criminosos
Facção criminosa solicita recursos do BNDES para projeto logístico
Proprietários de veículos são afetados após mudança no IPVA
Prefeitura de São Vicente deverá apresentar planejamento detalhado para reduzir impactos das enchentes na cidade
Dez toneladas de resíduos em manguezais são removidos no litoral de SP
Bares e restaurantes projetam 10% a mais de movimento na Páscoa e Tiradentes na Baixada Santista
Santos: vice-prefeita Audrey Kleys assume prefeitura por cinco dias
Gafe do Secretário do Meio Ambiente gera polêmica no Pantanal