Desde o lançamento em março já foram feitos mais de 2,5 mil downloads; ferramenta ajuda a registrar Boletim de Ocorrência (BO)
Maria Clara Campanini Publicado em 27/08/2024, às 14h06
Para ajudar as mulheres a acessar serviços de proteção o Governo de São Paulo lançou em março o aplicativo SP Mulher Segura, e já foram realizados 330 registros de boletins de ocorrência. O aplicativo está disponível para IOS e Android. O app tem como funcionalidade registro de boletim de ocorrência e acionamento da polícia militar
Caso a vítima tenha alguma medida protetiva é disponibilizado o botão do pânico. Desde o lançamento a polícia já foi acionado 94 vezes.
“A vítima faz o cadastro usando o login gov.br. A ferramenta importa os dados e, caso a mulher esteja com medida protetiva de urgência autorizada por juiz, disponibiliza o botão de pânico para acionamento de socorro em caso de necessidade”, diz, Adriana Liporoni, delegada e coordenadora das Delegacias da Mulher de São Paulo. Desde o lançamento já foram feitos 2,6 mil downloads.
A partir de georreferencia o aplicativo também cruza dados de localização da vítima e agressores monitorados por tornozeleira eletrônica. Caso haja aproximação o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) é acionado e uma viatura vai ao local “É um trabalho preventivo da Polícia Civil e da Polícia Militar”, explica a delegada.
Nesses casos, a PM alerta tanto a vítima da aproximação quanto o agressor. Dessa forma a mulher fica protegida durantes deslocamentos também.
O aplicativo é uma das ferramentas da Secretária de Políticas Públicas para a Mulher. É a primeira vez que o Estado tem uma secretária dedicada a segurança da mulher.
“Um dos impeditivos que muitas mulheres encontram para denunciar casos de violência doméstica é o deslocamento até a delegacia mais próxima. Nestes casos, o app SP Mulher Segura é uma ferramenta que auxilia essas mulheres a pedirem ajuda. Na palma de mão, elas encontram serviços de proteção”, diz Valéria Bolsonaro, secretária da Mulher.
Boletim de ocorrência
Pela plataforma é possível realizar boletim de ocorrência sem a necessidade de se deslocar a uma delegacia física. O serviço é parecido com o da Delegacia Virtual, mas pelo aplicativo a denúncia é encaminhada direto a delegacia de defesa da mulher.
Leia também
Praia Grande confirma show de Simone Mendes na Estação Verão 2025
Cunhado e irmã de Igor Peretto participam da reconstituição do crime; veja como foi
Dupla é presa após invadir casa e manter casal refém no litoral de SP
Imagens do assassinato de Igor Peretto ajudam a polícia a entender o crime; Confira
Comerciante assassinado descobriu traição da esposa de maneira inusitada
Viúva de Igor Peretto manda mensagem pedindo para cunhada não abandona-la após crime
Homem é preso com posse de pornografia infantil no celular
Nova franquia do emblemático Hard Rock Cafe chega ao litoral de SP
Cidade do litoral ganha prêmio pela prevenção na transmissão do HIV
Veja dicas de especialista para escapar de golpes na Black Friday