CUBATÃO

Crianças sofrem descarga elétrica em brinquedo no Pier do Casqueiro

Incidentes ocorreram em intervalos de algumas horas no mesmo brinquedos

Incidentes ocorreram em intervalos de algumas horas no mesmo brinquedo - Imagem: Reprodução/g1
Incidentes ocorreram em intervalos de algumas horas no mesmo brinquedo - Imagem: Reprodução/g1

Alanis Ribeiro Publicado em 19/12/2024, às 09h37


Duas crianças, uma de cinco e outra de sete anos, sofreram ferimentos após receberem descargas elétricas em um carrossel localizado no Píer do Casqueiro, em Cubatão, na última quinta-feira (12). Uma delas precisou ser internada para observação, enquanto a outra foi atendida e liberada com lesões na mão.

Os incidentes ocorreram em intervalos de algumas horas no mesmo brinquedo. A criança de sete anos apresentou lesões que se assemelham a queimaduras em uma das mãos, enquanto a menina de cinco anos ficou sob monitoramento médico antes de receber alta no dia seguinte.

De acordo com informações obtidas pelo g1 junto à prefeitura local, o carrossel foi desativado imediatamente após os acidentes. A Polícia Civil abriu uma investigação para apurar as circunstâncias dos eventos.

Segundo relatos, a mãe da criança mais nova informou à polícia que sua filha sofreu a descarga elétrica ao tocar uma das grades de proteção do brinquedo. Ela também mencionou que o gerador de energia do carrossel estava exposto, com fios acessíveis, e que, ao tentar ajudar a menina, sentiu um choque elétrico.

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) confirmou que policiais militares foram acionados para atender à ocorrência. No entanto, ao serem questionados sobre o segundo caso, envolvendo a criança de sete anos, não houve resposta por parte da secretaria.

Quanto ao atendimento médico prestado às vítimas, a prefeitura informou que a menina de cinco anos foi rapidamente socorrida pela Guarda Civil Municipal e levada ao Pronto-Socorro Infantil. Após um dia sob observação, recebeu alta sem apresentar sequelas. 

Por sua vez, a menina de sete anos foi levada por seus responsáveis à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Casqueiro no dia seguinte ao acidente, após o registro de um boletim de ocorrência. O médico que a atendeu constatou lesões semelhantes a queimaduras. Ela foi medicada e recebeu alta posteriormente.

A Prefeitura de Cubatão, por meio de nota oficial, afirmou que o carrossel foi imediatamente desativado após o ocorrido e que as atividades de um brinquedo similar, localizado no Parque Anilinas, também foram suspensas como medida preventiva. Segundo a administração municipal, ambos os equipamentos possuíam laudos técnicos assinados por engenheiros que garantiam o funcionamento adequado.

A prefeitura destacou que o caso envolvendo a menina de cinco anos foi tratado inicialmente como uma possível fuga de energia, mas que essa condição somente poderá ser confirmada após avaliações técnicas detalhadas. A Secretaria de Cultura está acompanhando o caso e oferecendo suporte à família da vítima.

Além disso, a prefeitura afirmou ter tomado conhecimento do incidente envolvendo a menina de sete anos por meio das redes sociais no sábado (14) e que, a partir disso, entrou em contato com a mãe da criança para oferecer assistência.