Notícias

Previsão de 421 mil veículos rumo ao litoral em feriado de páscoa

Com a Operação Descida e Subida, motoristas terão rotas definidas para evitar congestionamentos durante os feriados

Entre 17 e 22 de abril, Ecovias estima grande movimento nas estradas, com operações especiais para garantir segurança e fluidez - Imagem: Divulgação/ Governo de SP
Entre 17 e 22 de abril, Ecovias estima grande movimento nas estradas, com operações especiais para garantir segurança e fluidez - Imagem: Divulgação/ Governo de SP

Karina Faleiros Publicado em 16/04/2025, às 10h05


Entre os dias 17 e 22 de abril, a Ecovias, concessionária responsável pela administração do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), estima que entre 274 mil e 421 mil veículos sigam em direção ao litoral neste período, que compreende os feriados da sexta-feira Santa e Tiradentes.

Para que haja mais fluidez e segurança viária, diversas operações especiais serão implantadas, com o acompanhamento da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) e apoio da Polícia Rodoviária, do estado de São Paulo.

A partir desta quinta-feira (17), o fluxo de veículos rumo à Baixada Santista deve se intensidifcar, e na sexta-feira (18), o tráfego também deve ser intenso até às 18h. Para esses período, está a prevista a implantação da Operação Descida (7x3), na qual os motoristas poderão utilizar as pistas norte e sul da via Anchieta e a pista sul da rodovia dos Imigrantes para descer ao litoral. A subida será realizada exclusivamente pela pista norte da Imigrantes.

Já no domingo (20), no retorno a São Paulo, o tráfego deve aumentar, das 15h às 23h59, e no dia 21 (segunda-feira), das 7h às 23h59. Durante esses horários, será adotada a Operação Subida (2x8), permitindo que os motoristas possam subir a serra pelas pistas norte e sul da Imigrantes e pela pista norte da via Anchieta, enquanto a descida será feita apenas pela pista sul da Anchieta.

Durante o feriado, a Ecovias contará com 72 viaturas à disposição, incluindo pick-ups de inspeção de tráfego, ambulâncias UTI, ambulâncias de resgate, veículos leves de atendimento rápido, guinchos leves e pesados - incluindo um guincho 100% elétrico para atendimento de veículos leves - e dois caminhões munk, equipamentos utilizados para içamento de cargas, além de motocicletas.