A TV 3.0 deve integrar o sistema de internet brasileiro.
Maria Clara Campanini Publicado em 23/07/2024, às 15h19
O Conselho Deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) recomenda ao Ministério das Comunicações que o país use o sistema ATSC 3.0 (do inglês, Comitê de Sistema Avançado de Televisão) para transmissões brasileiras de televisão digital. Contudo, quem vai decidir é o Presidente da República.
A escolha foi por unanimidade entre os conselheiros. O conselho é formado por emissoras de TV, fabricantes de equipamentos de recepção e transmissão, indústria de software, entidades de ensino e pesquisa, e o governo federal.
A escolha do sistema veio depois de testes realizados entre dezembro de 2023 e maio de 2024 para a definição de um padrão, a chamada TV 3.0. O fórum desenvolvedor desta tecnologia conta com 90 pesquisadores de nove universidades brasileiras. Segundo o Ministério das Comunicações, o novo padrão de televisão deve começar a operar em 2025. A reportagem conta com informações da Agência Brasil.
Conhecida como “televisão do futuro”, a TV 3.0 deve integrar serviços de internet, transmissão de sons e imagens, e aplicativos que permitem a interação entre programação, possibilitando até a compra direta pela TV.
As emissoras, com a navegação por aplicativos, também poderão oferecer conteúdos adicionais, como séries, jogos, programas, entre outros.
De acordo com o Ministério das Comunicações, a TV 3.0, além de oferecer uma qualidade maior aos aparelhos de tecnologia 8K, também terá mais praticidade.
A tecnologia deve ser implantada no país de modo gradual. A programação aberta continuará de forma gratuita; o telespectador não precisará de internet instalada para consumir os conteúdos. Porém, sem o sinal de internet, a qualidade não será a mesma e não haverá acesso aos recursos de interatividade.
Leia também
Bertioga define datas oficiais para Show de Verão da cidade
Praia Grande confirma show de Simone Mendes na Estação Verão 2025
Crise no Conselho do Corinthians pode virar caso de polícia
Praia Grande realiza mutirão de limpeza no Bairro Samambaia; quase 100 toneladas são retirados
Robinho pode ser preso; veja próximos passos após votos do STJ para sentença
Segurança nas praias de Praia Grande é reforçada com novos guarda-vidas temporários
Júri popular: Mãe e padrasto serão julgados por maus-tratos e homicídio de adolescente autista
Responsável por atear fogo em ônibus com mais de 40 passageiros entrou no veículo de forma suspeita; entenda
Como prolongar a vida útil das lentes dos óculos: dicas de limpeza eficazes
Escola municipal de Santos suspende temporariamente as aulas após confirmação de surto de doença infecciosa