• Post category:Dicas

A busca por economia nos faz refletir se vale a pena comprar pneu meia vida, onde a princípio, essa decisão possui prós e contras.

Atualmente, menos da metade da população brasileira aderiu aos pneus novos, o motivo é óbvio, a economia.

Até porque, hoje o nosso país é um dos que têm maior quantidade de imposto em cima dos produtos, fazendo com que o preço dos pneus acabe sendo bem alto, necessitando um grande investimento no momento de realizar a troca.

No entanto, vale citar também que o Brasil é um dos países com maior número de acidentes em rodovias, e um dos motivos é a insegurança do veículo causada por pneus ruins.

Ou seja, na maioria dos casos o barato sai caro, gerando a dúvida se realmente vale a pena.

Por fim, para entender melhor sobre isso, apresentaremos em nosso artigo tudo que você precisa saber antes de comprar um pneu meia vida.

Pneu meia vida presta?

comprar pneu meia vida
Vale a pena comprar pneu meia vida? 3

Embora compreendemos que cada um age conforme suas situações financeiras, seremos verdadeiros.

Pneu meia vida na maioria dos casos pode não ser um bom investimento.

A princípio, os pneus possuem tempo de vida, o pneu meia vida já perdeu a metade (ou mais) desse seu período de uso.

Ou seja, de um jeito ou de outro você vai ter que trocá-los no futuro, neste caso você não está economizando, apenas está adiando um custo.

Em resumo, recomendamos que você faça suas contas e busque adquirir pneus novos, assim você garante produtos de qualidade.

Porque pneus meia vida não são recomendáveis?

Primeiramente, podemos dizer que a defesa dos pneus meia vida é a economia, no entanto, na realidade podemos afirmar que está sendo adiado um custo.

Como dito anteriormente, cedo ou tarde você deverá comprar um pneu novo, neste caso a economia não é um ponto forte como dizem por aí.

Em segundo lugar, o pneu meia vida possui procedência não identificável, ou seja, você jamais vai saber de onde realmente esse pneu veio.

Infelizmente, você pode pegar um pneu já “reformado”, o que pode trazer sérios problemas, afetando até mesmo a sua segurança.

Sendo assim, não existe nenhum tipo de garantia que o pneu possua legalidade e o principal, segurança.

Compro ou não um pneu meia vida?

Responder essa pergunta não é uma tarefa fácil, afinal, cada um conhece a realidade que vive.

A princípio, não recomendariam pneus meia vida, mas se sua situação financeira está delicada e você precisa trocar os pneus com urgência, procure por um pneu meia vida de qualidade, como por exemplo pneu 205 55 r16 da marca da michelin.

Neste caso você deve dar atenção a características estéticas do pneu, essas características vão auxiliar na identificação de qualidade.

Embora não possamos exigir muito de um pneu meia vida, existem algumas características a se observar, principalmente buscando entender a sua real procedência.

Quero um pneu meia vida, o que analisar?

A princípio, a primeira coisa a analisar é o desgaste do pneu, onde se o mesmo apresenta um desgaste excessivo você deve rejeitá-lo.

No entanto, se a base e a banda de rodagem ainda possuem boa visibilidade, significa que o pneu pode sim ser utilizado.

Além dos elementos acima, fique atento a furos e bolhas no pneu, sempre que o pneu tiver algumas dessas coisas, rejeite imediatamente.

Essas são as características básicas para analisar um pneu usado antes de comprá-lo.

Considerações finais

Depositphotos 190821174 S
Young male mechanic with car tires in automobile service center

Como dito ao longo do nosso artigo profissional, os pneus meia vida possuem o lado positivo e o lado negativo.

Mas, afinal, vale a pena comprar pneu meia vida? Se você precisa de pneus com urgência sim, mas se pode esperar um pouco de preferência aos novos.