Saiba quais as vantagens da construção com blocos de concreto, a fim de analisar com mais consciência os materiais a serem comprados para iniciar sua obra de forma segura e vantajosa. 

Ao pensar em construir um imóvel é preciso analisar todo o projeto, a fim de avaliar quais os materiais mais indicados, se proporciona segurança e quais as vantagens de utilizá-lo. Muitas pessoas acabam optando por utilizar tijolo em suas construções por ser uma opção mais barata, mas os blocos de concreto podem acabar sendo a alternativa ideal em alguns casos. 

Em muitas construções, atualmente, há até quem opte por artefato de concreto para agilizar o processo de construção com blocos de concreto, economizar na obra e garantir que está adquirindo materiais seguros. 

Confira a seguir quais as principais vantagens da construção com blocos de concreto:

Vantagens da construção com blocos de concreto

construção com blocos de concreto
Vantagens da construção com blocos de concreto na obra 5

Está começando a construir, mas ainda está em dúvida se vale à pena investir em construção com blocos de concreto? Confira:

Economia de argamassa

Um pedreiro oficial e seu ajudante levantam 12 m² de parede por dia (mais de 140 blocos), incluindo a estrutura composta por barras verticais e horizontais distribuídas na parede e devidamente vazadas com concreto de enchimento ou argamassa.

São necessários 12 litros de argamassa para o assentamento de 1 m² de  Blocos de  Concreto, em vez dos 45 litros necessários para o  assentamento de 18x18x33  blocos cerâmicos vazados e 90 litros para a colagem de tijolos comuns.

Coordenação modular

Permite a utilização de peças pré-moldadas inteiras, sem adaptações no local, com a economia de tempo, materiais e tarefas que isso implica. Esta é uma responsabilidade do designer e sua expertise para desenvolver o projeto terá um impacto positivo na obra.

Modelos ideais para cada necessidade

bloco de concreto
Vantagens da construção com blocos de concreto na obra 6

Existem, além dos Blocos de Concreto comuns, outras peças semelhantes que complementam o sistema construtivo. Por exemplo: meios blocos, blocos com reentrância tipo ranhura central, blocos em U, blocos de canto, blocos texturizados em todas as suas variantes, placas de revestimento, tampas para parapeitos e molduras, etc.

Agilidade

Ao utilizar o bloco na sua função estrutural, a obra é agilizada e permite uma maior rapidez de construção com blocos de concreto, uma vez que não será necessário contar com tempos de cofragem e tempos de espera para descofragem de pilares, vigas, encadeados (mínimo uma semana dependendo do tipo de concreto). Por sua vez, carpinteiros e armadores não serão necessários. Na alvenaria armada só é necessário o uso de barras retas, sem amarrações de qualquer tipo, pois sua ligação é feita por simples justaposição.

Racionalização de instalações

bloco de concreto 1
Vantagens da construção com blocos de concreto na obra 7

Utilizando blocos de diferentes espessuras (largura) conseguem-se reentrâncias e saliências na parede, vulgarmente conhecidas por nichos, onde se alojam as tubagens sanitárias e elétricas, sem necessidade de cortar os Blocos de Betão com cortadores de ferro ou discos abrasivos, como acontece com a cerâmica alvenaria, com sua consequente maior demanda de mão de obra, alto desperdício de materiais e geração de potenciais fissuras localizadas.

Reboco

Devido ao fato de uma parede construída com Blocos de Concreto ter um nível de acabamento superficial uniforme e constante, ela se comporta como um excelente reboco espesso, tornando-se desnecessário, podendo o reboco fino então ser aplicado diretamente sobre uma camada de reboco impermeável, se necessário. 

Em alguns casos, a construção com Blocos de Concreto podem ser deixados visíveis no interior, sem a necessidade de realizar nenhum tratamento superficial; enquanto externamente requer um tratamento de impermeabilização adequado, seja através da aplicação de rebocos tradicionais, plásticos ou tintas.

Alta resistência à compressão Axial da parede

Esta propriedade faz com que este sistema construtivo seja amplamente utilizado em zonas sísmicas em todo o mundo, aplicando o sistema de alvenaria de reforço distribuído, conforme referido no Regulamento INPRES-CIRSOC 103 Parte III – Alvenaria em zonas sísmicas.

Alta inércia térmica

Bloco de cimento
Vantagens da construção com blocos de concreto na obra 8

Devido à sua massa, a alvenaria de concreto oferece alta inércia térmica e, portanto, também é utilizada em regiões de clima frio, denominando o projeto de estruturas solares passivas, que acumulam radiação solar durante o dia e mantêm a temperatura à noite (efeito Trombe-Michel).

Todas essas vantagens também são aliadas ao fato de que esse material é mais resistente para construções. Portanto, mesmo que seja um pouco mais caro que os tijolos convencionais, eles proporcionam diferentes benefícios com construção com blocos de concreto.