Educação Financeira

Especialista dá dicas para organizar finanças pessoais e ter um 2024 de prosperidade

Resende Neto explica a necessidade de ter gastos mensais anotados e fugir do consumo desenfreado

Em 2022, a taxa de desemprego atingiu níveis preocupantes - Imagem: Divulgação
Em 2022, a taxa de desemprego atingiu níveis preocupantes - Imagem: Divulgação

Redação Publicado em 05/03/2024, às 11h17


Em um contexto de desafios econômicos, os brasileiros têm buscado orientação financeira para lidar com a crise e organizar suas finanças pessoais. Dados da economia mostram que em 2022, a taxa de desemprego atingiu níveis preocupantes, impactando diretamente a renda das famílias, enquanto a inflação se manteve elevada, reduzindo o poder de compra da população.

Após o período crítico da economia em razão da covid-19, brasileiros tentam se reerguer e adotar uma vida financeira mais equilibrada e saudável para realizar sonhos em 2024. Diante desse cenário, especialistas como Resende Neto têm se destacado ao oferecerem dicas e orientações para ajudar as pessoas a enfrentarem os desafios econômicos.

Resende destaca a importância de conscientização e organização detalhada das receitas e despesas como forma de começar a organizar as finanças pessoais. "Organizar as contas, organizar numa planilha tudo que gasta, tudo que ganha, onde gasta, separando as contas aquelas que são custos fixos, custos que acontecem todo mês com demais compras variadas, é essencial", orienta Resende.

Resende destaca a falta de informação e disciplina, já que muitos, ao enfrentar os desafios tentando organizar suas finanças, muitas pessoas não sabem por onde começar ou não têm clareza sobre seus ganhos e gastos, o que dificulta a gestão financeira.

"A pessoa não sabe por onde começar, por exemplo, ela não tem informação de onde está gastando, muitos não sabem nem quanto ganham, principalmente aqueles que têm uma remuneração variável, como é o caso de muitos que trabalham de forma autônoma", explica Resende. Ele enfatiza que é essencial ter disciplina e saber quanto se ganha e onde se gasta, principalmente para aqueles com renda variável. "O grande desafio é saber por onde começar e por onde começar é organizando as contas", ressalta.

Sobre a importância de estabelecer metas financeiras, Resende compara essa prática ao uso de aplicativos de GPS. "Se a gente não tem uma meta se a gente não tem um objetivo se a gente não sabe onde quer chegar como nós vamos chegar em algum lugar", questiona. Ele enfatiza que é fundamental traçar um plano e definir metas claras para alcançar uma boa organização financeira.

Para lidar com dívidas e criar um plano para quitá-las, Resende enfatiza a importância de relacionar todas as dívidas e priorizar aquelas com maior taxa de juros. Ele reforça a importância de negociar as dívidas de forma estratégica, para evitar o pagamento de juros desnecessários.

A educação financeira na sociedade moderna tem ganhado cada vez mais espaço. Resende destaca a importância de aprender sobre o assunto desde cedo, para evitar dificuldades financeiras no futuro. Para o especialista, a falta de educação financeira pode resultar em dificuldades financeiras no futuro. “Vemos isso refletido em países com maior educação financeira, que têm uma população mais preparada para lidar com o dinheiro”.

Assessoria de Imprensa Resende Neto
Elisangela Evangelista

Tel: (11) 99692-3737