Black Friday

Estratégia “Black November” antecipa descontos da Black Friday

Na maioria das vezes, o aumento mais expressivo aconteceu entre os dias 4 e 11 de novembro

Aparelhos celulares ficaram 3,65% mais caros em relação à semana anterior - Imagem: Freepik
Aparelhos celulares ficaram 3,65% mais caros em relação à semana anterior - Imagem: Freepik

Karina Faleiros Publicado em 17/11/2023, às 11h22


A estratégia, conhecida como “Black November”, dilui as ofertas ao longo do mês até a chegada da sexta-feira de promoções, marcada para o próximo dia 26.

Porém, para algumas das categorias de eletroeletrônicos mais visadas pelo consumidor, os dias que precedem a Black Friday estão sendo marcados pelo movimento inverso.

Desde o começo do mês, celulares, lavadoras, geladeiras e televisões têm registrado aumento de preço, de acordo com uma pesquisa do grupo zoom/buscapé obtida com exclusividade pela Folha.

Entre os dias 29 de outubro e 11 de novembro, celulares e smartphones acumularam alta de 4,67%. Lavadoras, 5,75%. Geladeiras e Televisões, 1,3% e 1% respectivamente.

Aparelhos celulares, por exemplo, ficaram 3,65% mais caros em relação à semana anterior. Geladeiras, 6,64%. Além deles, ar-condicionados, que podem ser a “estrela” da Black Friday devido à onda de calor, também têm subido de preço.