Política

Praia Grande participa do 33º Fórum Estadual da Undime; saiba detalhes

Cida Cubilia, Secretária de Educação, foi quem representou a cidade no evento

Praia Grande participa do 33º Fórum Estadual da Undime; saiba detalhes - Imagem: reprodução Prefeitura de Praia Grande
Praia Grande participa do 33º Fórum Estadual da Undime; saiba detalhes - Imagem: reprodução Prefeitura de Praia Grande

Manoela Cardozo Publicado em 28/03/2024, às 03h17


Praia Grande marcou presença no 33º Fórum Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) São Paulo.

De acordo com informações da Prefeitura, a secretária de Educação, professora Cida Cubília, que também atua como representante do polo regional e coordenadora da macrorregião 2 da Undime, representou o município. O evento ocorreu nos dias 26 e 27 desta semana, no Blue Med Convention, em Santos.

Cerca de 500 representantes municipais de todo o Estado de São Paulo participaram dos dois dias de eventos. O tema central deste ano foi "Políticas Públicas Estruturantes: Educação Integral e Inclusiva".

Durante o fórum, foram realizadas mesas-redondas, painéis, palestras e oficinas que abordaram a importância da construção e implementação de políticas públicas de Educação Integral e Inclusiva que atendam às necessidades das redes municipais.

Cida Cubília mediou a palestra sobre o "Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM)", ministrada pelo professor assistente do Departamento de Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Gustavo Fernandes. O IEGM, criado em 2015 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, tem como objetivo medir a eficiência das 644 prefeituras paulistas.

Por meio desse índice, o Estado avalia a eficácia das políticas públicas em sete setores da administração: saúde, planejamento, educação, gestão fiscal, proteção aos cidadãos (Defesa Civil), meio ambiente e governança em tecnologia da informação.

No que se refere à educação, são avaliados os resultados do setor por meio de critérios relacionados à educação infantil e ao ensino fundamental, com foco na infraestrutura das unidades escolares.