Transporte

Prefeitura de Guarujá congela tarifa pública de transporte municipal

O último reajuste foi aplicado na cidade há 36 meses

Prefeitura de Guarujá congela tarifa pública de transporte municipal - Imagem: reprodução Prefeitura de Guarujá
Prefeitura de Guarujá congela tarifa pública de transporte municipal - Imagem: reprodução Prefeitura de Guarujá

Manoela Cardozo Publicado em 19/01/2024, às 08h47


O valor da tarifa pública de transporte municipal em Guarujá permanecerá inalterado em R$ 5,00, conforme decidido em reunião entre o prefeito e gestores da Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon) na última quarta-feira (17).

De acordo com informações da Prefeitura, o último ajuste ocorreu há três anos, em janeiro de 2021, proporcionando uma reposição inflacionária.

Embora o reajuste tenha sido considerado uma opção para equilibrar as finanças do contrato de concessão do transporte coletivo, devido ao alto número de gratuidades custeadas pelo município, essa medida foi descartada.

Em vez disso, a Prefeitura optou por suspender a chamada tarifa social, que concedia desconto aos domingos (R$ 1,00), sendo subsidiada pelos cofres municipais. A suspensão entra em vigor a partir do próximo domingo (21).

Apesar da suspensão da tarifa social, as gratuidades previstas no contrato de concessão do transporte público em Guarujá serão mantidas e continuarão sendo custeadas pelo poder público municipal.

Isso inclui benefícios para idosos a partir de 65 anos, estudantes de redes municipal, estadual e particular com renda de até quatro salários mínimos (Passe Livre), pessoas com deficiência e acompanhantes, gestantes e lactantes no período pré-natal ou de amamentação, e portadores de neoplasia maligna.