As competições terão início na próxima sexta-feira (17)
Manoela Cardozo Publicado em 16/11/2023, às 09h00 - Atualizado às 09h55
Após o notável desempenho dos atletas de Santos nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, é agora a vez dos representantes paralímpicos da Fundação Pró-Esportes de Santos (Fupes) entrarem em cena no Chile.
Conforme informações da Prefeitura, a cidade terá cinco atletas e quatro técnicos nos Jogos Parapan-Americanos de 2023, iniciando na próxima sexta-feira (17) e se estendendo até 26 de novembro.
Dos nove representantes santistas, sete já representaram o Brasil em Jogos Paralímpicos, com três deles alcançando o pódio no evento esportivo para pessoas com deficiências.
Beth Gomes e Vanessa Cristina, no atletismo, contam com a orientação dos técnicos Eduardo Leonel e Rosiane Farias.
Jennyfer Parinos, Carlos Eduardo Freire, e a técnica Maiza Mota competirão no tênis de mesa. Nathan Torquato representará no taekwondo, enquanto o técnico Cláudio Diegues estará no ciclismo.
Dentre os cinco atletas de Santos, destacam-se estrelas como a campeã paralímpica Beth Gomes, que venceu o Mundial de Paris este ano e quebrando recordes mundiais no lançamento de disco (classe F53) e arremesso de peso.
Vanessa Cristina brilhou nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e competirá em diversas modalidades no atletismo. Nathan Torquato, campeão paralímpico de taekwondo, também estará em ação.
Jennyfer Parinos, medalhista de bronze em tênis de mesa nos Jogos Paralímpicos do Rio (2016) e Tóquio (2021), brilhou recentemente no Aberto Paralímpico Fa40 da Tailândia, conquistando ouro nas duplas e prata no individual.
Carlos Eduardo Moraes, conhecido como Cadu, promissor no tênis de mesa, faturou ouro na Copa Tango, na Argentina.
Maiza Mota, atleta e técnica da Fupes, liderará a equipe de tênis de mesa, após orientar atletas a conquistarem 10 medalhas para o Brasil no Aberto Paralímpico Fa20 da Finlândia.
Ainda, Cláudio Diegues, técnico da Fupes no ciclismo, traz sua experiência dos Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2021.