Considerando o formato de disputa iniciado em 2006, Peixe ficou atrás em pontos de alguns clubes campeões
Jelson Henrique Publicado em 05/08/2024, às 12h25
Com o empate diante do Sport, na última sexta-feira (2), o Santos terminou o primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro com 34 pontos ganhos em 19 jogos, com 59% de aproveitamento dos pontos disputados. Até o momento, a equipe comandada pelo técnico Fábio Carille segue sendo a que mais marcou gols na competição; as redes adversárias foram balançadas em 30 oportunidades.
O Alvinegro Praiano está há nove jogos sem perder, com cinco vitórias seguidas e quatro empates na sequência que foi iniciada com o triunfo diante do Goiás, na Vila Belmiro, em 19 de junho. Como mandante, o líder do campeonato venceu sete partidas, empatou apenas uma, e foi superado também em uma ocasião.
Em 13 jogos no torneio, o atacante Guilherme é quem mais participa de gols pelo Peixe. Até então, foram oito participações, contando com cinco tentos anotados e três passes diretos para gols. O camisa 11 santista deixou de atuar em seis oportunidades, devido a uma lesão muscular no bíceps femoral da coxa esquerda.
Apesar dos números positivos, em comparação com outros clubes grandes que disputaram a Série B do Brasileirão, o Alvinegro da Vila Belmiro encerrou sua participação no primeiro turno do campeonato com a 8ª melhor campanha considerando os times grandes que conseguiram o acesso a Série A, campeões, ou aqueles que não obtiveram êxito no retorno à elite.
Times grandes com mais pontos ganhos no primeiro turno da Série B desde 2006:
Desde o início da atual edição do Campeonato Brasileiro da Série B, nove clubes possuem o mesmo treinador até o momento, são eles: América-MG (Cauan de Almeida), Botafogo-SP (Paulo Gomes), CRB (Daniel Paulista), Ituano (Alberto Valentim), Mirassol (Mozart Santos), Novorizontino (Eduardo Baptista), Operário-PR (Rafael Guanaes), Paysandu (Hélio dos Anjos) e Santos (Fábio Carille).
Quase a metade dos 20 times acabaram não optando pela troca em suas comissões técnicas, mostrando em alguns casos, uma estabilidade independentemente dos resultados obtidos ao longo da competição.
O elenco do Santos se reapresentou nesta segunda-feira no CT Rei Pelé e tem a seguinte programação para os próximos dias:
Na próxima sexta-feira (9), o Peixe volta a campo para enfrentar o Paysandu, no estádio Mangueirão, pela 20ª rodada da Série B.