Ele e outro criminoso assaltaram a senhora de 65 anos
Maria Clara Campanini Publicado em 20/08/2024, às 12h15
Após quatro meses presos, Eduardo Machado Lopes, foi solto pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP). O homem tentou assaltar uma idosa de 65 anos, criminoso ficou paraplégico após ser baleado durante ação policial. Eduardo foi condenado a cumprir quatro anos, oito meses e 26 dias em regime semiaberto.
O companheiro do crime de Lopes, continua presos no Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Vicente, onde Eduardo também cumpria a pena. Não foi possível o contato com o segundo réu, condenado a cinco anos e quatro meses de prisão no regime fechado.
De acordo com a defesa de Eduardo o benefício foi concedido por ele ser réu primário. O documento também conta com o estado físico dele, ficou paraplégico com troca de tiros. O comparsa não teve o benefício por ser reincidente.
Relembre a ocorrência
Lopes acabou por ser baleado após tentativa de roubou na Avenida Doutro Moura Ribeiro, no bairro Marapé, em Santos. No dia 10 de abril, deste ano, a dupla tentou roubar a aliança da senhora, avaliada em R$5 mil.
De acordo com a sentença, o criminoso se aproximou pelas costas da vítima e levou o dedo a boca para tirar o anel com a boca. A vítima nervosa acabou gritando e Lopes ameaçou matá-la se não ficasse quieta. A dupla tinha um revólver falso.
Durante a abordagem dos criminosos, um policial militar à paisana que estava no lugar, ao ouvir gritos parou o carro e mandou os criminosos soltarem a idosa. Para fugir empurraram a senhora e correram para o outro lado da avenida. Então Lopes apontou a arma falsa para o policial que reagiu contra eles.
O tiro pegou na região do quadril, o outro se entregou. Lopes foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e foi levado à Santa Casa de Santos, onde ficou internado sob escolta.
Após receber alta, foi levado para o Centro de Detenção Provisória de São Vicente, e de acordo com TJ-SP, cumpriu o regime semiaberto até o último dia 16 de agosto, quando foi liberado pelo juíza da 2ª Vara Criminal do Foro de Santos, Dra Lívia Maria de Oliveira Costa.
Leia também
Fraude em licitações públicas vira alvo de operação na Baixada Santista
PT enfrenta fogo amigo e risco de guerra fratricida
Porto de Santos: 1º Grain Day debate futuro do setor de grãos
Baixada Santista: hotéis e pousadas estimam 82% de ocupação nos feriados de Páscoa e Tiradentes
Xi Jinping propõe nova ordem mundial e desafia hegemonia dos EUA