Notícias

Contrato para 12 mil novas câmeras corporais para a PM é assinado pelo Governo de SP

Os novos equipamentos terão uma série de funcionalidades

O dispositivo possui cpacidade técnica para integrar imagens com o Programa Muralha Paulista - Imagem: Divulgação/ G1
O dispositivo possui cpacidade técnica para integrar imagens com o Programa Muralha Paulista - Imagem: Divulgação/ G1

Karina Faleiros Publicado em 20/09/2024, às 12h20


Nesta quarta-feira (18), o Governo de São Paulo assinou o contrato com a empresa Motorola para a aquisição de 12 mil novas câmeras corporais portáteis (COPs) para a Polícia Militar.

A ampliação do serviço irá gerar uma economia 45,9% para o tesouro estadual em relação ao pregão anterior. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), mesmo com o número ampliado de câmeras e uma série de atualizações tecnológicas, o preço do serviço do contrato será R$ 51,9 milhões por ano.

Pelo contrato vigente, as 10.125 COPs disponibilizadas à corporação custam por ano R$ 96 milhões ao governo. Os novos equipamentos contam com uma série de funcionalidades, como reconhecimento facial, leitura de placas de veículos, melhoria na conectividade, com possibilidade de transmissão ao vivo, entre outras inovações, modernizando o serviço atualmente em opração.

Além disso, o dispositivo também possui capacidade técnica para integrar as imagens com o Programa Muralha Paulista, além da identificação de foragidos da Justiça. Com ferramenta de áudio bidirecional, as câmeras acopladas aos uniformes dos policiais permitirão que eles solicitem apoio durante as ações.

As novas câmeras também oferecem a possibilidade de a gravação ter o acionamento automático por software, à distância pelo Centro de Operações da PM (Copom) e manual pelo próprio policial. Com sistema de “buffer”, as câmeras terão capacidade de armazenar imagens dos 90 segundos anteriores à ativação.