Saúde

Outono e as suas doenças respiratórias: confira recomendação de especialista

Especialista santista em imunização explica a importância da vacina contra a gripe para todos os públicos

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra o vírus influenza e suas complicações - Imagem: Divulgação
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra o vírus influenza e suas complicações - Imagem: Divulgação

Redação Publicado em 27/03/2024, às 09h43


Com a chegada da nova estação, a mudança de tempo e as temperaturas mais frias, é preciso de mais cuidado para evitar as doenças mais comuns da temporada, entre elas a gripe. A doença causada pelo vírus Influenza continua sendo um dos maiores desafios da saúde pública do mundo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que haja um bilhão de casos de gripe por ano no mundo, dos quais de três a cinco milhões são casos graves, resultando em 290 mil a 650 mil mortes por doenças respiratórias relacionadas à influenza.

Formas de contágio e prevenção

O vírus da gripe é transmitido a partir das secreções respiratórias, podendo também sobreviver algumas horas em diversas superfícies tocadas frequentemente, de madeira, aço e tecidos. A partir do contato com um doente ou com uma superfície contaminada, o vírus pode penetrar pelas vias respiratórias, causando lesões pulmonares, que podem ser graves e até fatais, se não tratadas a tempo. Segundo o Ministério da Saúde, o vírus influenza circula durante todo o ano, intensificando-se principalmente no período de inverno, quando as pessoas buscam se abrigar do frio em ambientes fechados, o que favorece a transmissão. A transmissão ocorre principalmente em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semifechados.

O maior pico de contágio da doença acontece nos meses de março, abril e maio. Para prevenir a transmissão é recomendado manter os ambientes ventilados, implementar medidas de higiene em ambientes coletivos e estimular que os indivíduos apliquem a etiqueta respiratória e aumentem a ingestão de líquidos.

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra o vírus influenza e suas complicações. A vacina da gripe é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos. A constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra a gripe todos os anos.

De acordo com a enfermeira chefe e especialista em imunização da Amo Vacinas Santos, Natália Santos, a vacina é indicada para todos os grupos:”A vacina pode ser tomada a partir dos 6 meses de vida e sem limites de idade. Até gestantes e pessoas imunossuprimidas podem tomar a vacina contra gripe, pois o vírus é inativado”, afirma a especialista em imunização.

Vacina do SUS x Vacina da rede privada

Desde 1999 o Sistema Único de Saúde oferece a vacina contra gripe dentro do Programa Nacional de Imunizações (PNI), com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Porém, existem algumas diferenças entre as vacinas oferecidas gratuitamente pelo SUS e as vacinas da rede privada. Nas clínicas privadas, a vacina de gripe disponível é tetravalente e protege contra quatro subtipos do vírus Influenza, dois subtipos de Influenza A (H3N2 e H1N1) e dois tipos de Influenza B. A vacina disponível no Programa Nacional de Imunizações (PNI) é trivalente, protegendo contra duas cepas do vírus Influenza A e uma do B.

Inclusive, foi adicionada às redes particulares a vacina Influenza Tetravalente Efluelda, um vacina de dose mais concentrada de anticorpos destinada ao público 60+: “Aqui na clínica, temos as duas opções de imunizantes, a Influenza Tetravalente e a Influenza Tetravalente Efluelda (vacina de alta dose) e ambas estão sendo muito procuradas. O melhor caminho para se proteger das doenças é sempre a prevenção com a vacinação em dia”, orienta Natália, especialista em imunização da Amo Vacinas Santos.

Em Santos, a vacinação contra a gripe começou no dia 25/03 primeiramente nos grupos prioritários: idosos 70+, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) trabalhadores da saúde e de instituições de longa permanência. Os outros públicos serão contemplados ao longo da campanha até 31 de maio.

Serviço:

Amo Vacinas Santos
Endereço: Av. Rei Alberto I, 305 - Ponta da Praia, Santos - SP
Instagram: https://www.instagram.com/amovacinassantos/
Contato telefônico: (13) 99790-2937