O espaço está instalado dentro do Centro de Especialidades de Vicente de Carvalho
Manoela Cardozo Publicado em 03/07/2024, às 08h56 - Atualizado às 08h57
No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em 28 de junho, a Prefeitura de Guarujá inaugurou o primeiro ambulatório trans da Baixada Santista.
Localizado no Centro de Especialidades de Vicente de Carvalho (Rua Guilherme Guinle, 42 – Pae Cará), o novo serviço foi lançado durante as comemorações dos 90 anos de Emancipação Político-Administrativa da cidade, celebrados no domingo, 30 de junho.
O prefeito de Guarujá destacou a importância desta iniciativa pioneira na região: “Investir em saúde pública é dever de todo gestor e estamos fazendo a nossa lição de casa, olhando também pela saúde da população trans, que tanto sofre seja pela violência, preconceito ou, principalmente, pela falta de um serviço que atenda às suas necessidades. Guarujá dá exemplo de respeito”, afirmou.
Nomeado Ambulatório Transexualizador “TRANSforma – O Respeito Transforma”, o serviço começará a atender a população na próxima segunda-feira (8). O ambulatório, totalmente climatizado, funcionará no piso superior do Centro de Especialidades, de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas.
O secretário de Saúde de Guarujá explicou que foram necessários meses de trabalho para estabelecer um protocolo de atendimento e montar uma equipe multidisciplinar, com o objetivo de proporcionar um atendimento digno e respeitoso.
No ambulatório, o público-alvo terá acesso a acompanhamento médico nas áreas de psicologia, psiquiatria, endocrinologia, assistência social e enfermagem. O acesso aos serviços se dará por meio das unidades de saúde da rede municipal, via Complexo Regulador Ambulatorial.
Alexandre Florentino, integrante da Comissão da Diversidade Sexual e fundador do Coletivo Casa Beauty, celebrou a inauguração do ambulatório como um avanço significativo para a comunidade trans de Guarujá: “É um avanço significativo para Guarujá, que caminha mais um passo na construção de políticas públicas cada vez mais inclusivas, onde cada pessoa poderá ser quem é, sem vergonha alguma”.
A inauguração contou com a participação de Clodoaldo Melo, conhecida como Punk Klô, a primeira drag queen da Baixada Santista.
Leia também
Bertioga define datas oficiais para Show de Verão da cidade
Praia Grande confirma show de Simone Mendes na Estação Verão 2025
Praia Grande realiza mutirão de limpeza no Bairro Samambaia; quase 100 toneladas são retirados
Crise no Conselho do Corinthians pode virar caso de polícia
Robinho pode ser preso; veja próximos passos após votos do STJ para sentença
Segurança nas praias de Praia Grande é reforçada com novos guarda-vidas temporários
Júri popular: Mãe e padrasto serão julgados por maus-tratos e homicídio de adolescente autista
Responsável por atear fogo em ônibus com mais de 40 passageiros entrou no veículo de forma suspeita; entenda
Como prolongar a vida útil das lentes dos óculos: dicas de limpeza eficazes
Escola municipal de Santos suspende temporariamente as aulas após confirmação de surto de doença infecciosa