Problema recorrente gera transtornos e danos ambientais
Gabrielly Bento Publicado em 16/05/2024, às 09h13
A Prefeitura de Guarujá aplicou uma multa de R$ 767.718,00 à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) devido aos frequentes rompimentos de tubulações na linha de saída da Estação de Pré-condicionamento da Sabesp, localizada no Túnel Juscelino Kubitschek (Vila Zilda).
De acordo com o site da Prefeitura, o incidente mais recente aconteceu na última terça-feira (14), e causou alagamento e interdição do local, além de transtornos para os moradores da região. Este é o terceiro rompimento de tubulação no túnel em apenas quatro anos, o que motivou a aplicação da multa, por crime ambiental, pela reincidência do problema.
A administração municipal de Guarujá informou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Segurança Climática (Semam) está monitorando o caso em conjunto com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp).
Por sua vez, a Sabesp declarou que irá examinar o conteúdo da multa e fornecerá os “devidos esclarecimentos técnicos, posicionando-se no âmbito jurídico”.
Segundo o G1, a prefeitura também forneceu rotas alternativas devido ao fechamento do túnel. Os semáforos na entrada da cidade foram reconfigurados, e a Rua Cavaleiro Nami Jafet, localizada no Centro, teve a direção alterada. Confira:
Destino Vicente de Carvalho (Rota Amarela): Enseada, sentido Vicente de Carvalho
Bairros: Morrinhos, Vila Zilda, Vila Edna, Cachoeira e demais
Avenida da Saudade, Avenida Dom Pedro I, Avenida Doutor Emílio Carlos, Avenida Montenegro, Avenida Puglisi, Avenida Santos Dumont, Rodovia Cônego Domenico Rangoni e Avenida Lydio Martins Corrêa.
Destino Enseada (Rota Azul): Vicente de Carvalho, sentido Enseada
Bairros: Morrinhos, Vila Zilda, Vila Edna, Cachoeira e demais
Avenida Lydio Martins Corrêa, Rodovia Cônego Domenico Rangoni, Avenida Santos Dumont, Avenida Puglisi, Rua Buenos Aires, Rua Benjamin Constant, Avenida Montenegro, Avenida Doutor Emílio Carlos e Avenida Dom Pedro I.