Saúde

Baixada Santista e Vale do Ribeira ganharão 10 novas Unidades Básicas de Saúde

O projeto faz parte do novo projeto do Governo Federal, o Novo PAC Saúde

Baixada Santista e Vale do Ribeira ganharão 10 novas Unidades Básicas de Saúde - Imagem: reprodução
Baixada Santista e Vale do Ribeira ganharão 10 novas Unidades Básicas de Saúde - Imagem: reprodução

Manoela Cardozo Publicado em 22/03/2024, às 08h38


O Governo Federal lançou o Novo PAC Saúde, um programa destinado a implantar 10 novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em áreas específicas de São Paulo.

De acordo com informações do G1, o objetivo principal é melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde primária oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As regiões contempladas são a Baixada Santista, no litoral, e o Vale do Ribeira, no interior.

Nove cidades da região serão beneficiadas: Itanhaém, Mongaguá, São Vicente, Cajati, Iguape, Itariri, Jacupiranga, Miracatu e Pariquera-Açu. Cada uma receberá uma UBS, ampliando assim o suporte aos moradores locais.

A iniciativa também inclui o reforço do quadro de profissionais de saúde, como equipes de saúde da família, odontológica, multiprofissionais e agentes comunitários.

Os investimentos previstos são significativos, totalizando mais de R$ 25 milhões, distribuídos entre as duas regiões.

O critério para seleção das cidades levou em consideração fatores como vulnerabilidade socioeconômica, carência de serviços na atenção primária, baixa cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e adesão ao modelo arquitetônico proposto.

Este projeto faz parte de um investimento nacional mais amplo, totalizando R$ 4,2 bilhões, visando aprimorar o atendimento de saúde em todo o país e fortalecer o SUS.