Festival italiano é conhecido por sua seleção criteriosa de filmes que despertam reflexão, educação e emoção em seu público
Alanis Ribeiro Publicado em 04/12/2024, às 11h37
Além de conquistar os corações dos brasileiros o curta-metragem "O Pretzel da Vovó", dirigido por Tales Ordakji, tem se destacado ao conquistar importantes reconhecimentos no final deste ano. A obra foi selecionada para o XII Festival Internacional de Cinema de Fabriano, realizado de 7 a 15 de dezembro na Itália, e também foi licenciada para exibição no circuito SESI do Estado de São Paulo.
O festival italiano é conhecido por sua seleção criteriosa de filmes que despertam reflexão, educação e emoção em seu público. "O Pretzel da Vovó" será exibido nos cinemas Montini e Movieland, em Fabriano, além de estar disponível online nas plataformas StreamAuteur e WeShort, acessível gratuitamente.
Além do reconhecimento internacional, a produtora Atado no Ato, responsável pelo curta, garantiu um acordo de licenciamento de dois anos para exibições no circuito SESI paulista. O projeto prevê sessões seguidas por debates com o diretor e roteirista Tales Ordakji e a protagonista e produtora Cibele Gonçalves, embora as datas ainda não tenham sido definidas.
Sobre o curta
O curta surgiu com o objetivo de contar sobre o Natal Criativo de Santos, um evento anual que ocorre em diversos locais da cidade. Tales e Cibele, à frente da produtora audiovisual, decidiram criar uma narrativa que fosse inteiramente filmada na cidade, utilizando seus pontos turísticos e residenciais como cenários para esta história natalina.
Na trama, acompanhamos Bianca (interpretada por Cibele Gonçalves) na véspera de Natal enquanto ela tenta realizar o último desejo de sua avó: encontrar um pretzel que remetia à sua infância. Apesar das dificuldades em localizar o doce específico, Bianca decide manter a fé e confiar na magia do Natal para seguir sua busca.
Para celebrar a festividade em Santos, o filme será exibido gratuitamente no Cine Arte Posto 4 em 19 de dezembro, às 19h. O curta já participou do Egyptian-American Film Festival e do Student World Impact Film Festival nos EUA e foi filmado em locais emblemáticos como Praça Mauá e Estação Valongo.
A produção contou com o apoio da Casa UmMeiaZero como base operacional e do Empreender na Cozinha com o Catering Canal 2. Sob a gestão da culinarista Ana Claudia Siqueira, foram fornecidos quatro tipos diferentes de pretzels essenciais para a narrativa.
Além disso, para aqueles que gostam de aproveitar no conforto de casa, o curta "O Pretzel da Vovó" está disponível gratuitamente no canal YouTube do Atado no Ato.
Leia também
O caso Zambelli merece reflexões além das manchetes
Guarujá recebe 16 Caminhões-Pipa da Sabesp
Associação Comercial de Santos realiza de forma inédita 1º Grain Day para discutir o desenvolvimento do setor de grãos no País
São Paulo inaugura espaço voltado para autistas no metrô Santa Cruz
Casa de Chá da praça dos três poderes atrai 114 mil visitantes