Saúde

Guarujá ajuda 250 estudantes com oficina de primeiros socorros

As crianças aprenderam técnicas de reanimação cardiorrespiratória

A primeira escola a participar, foi a Escola Municipal Vereador Afonso Nunes - Imagem: Prefeitura de Guarujá
A primeira escola a participar, foi a Escola Municipal Vereador Afonso Nunes - Imagem: Prefeitura de Guarujá

Karina Faleiros Publicado em 25/10/2023, às 10h47


A ‘Oficina de Primeiros Socorros’, desenvolvida pelo Programa de Prevenção às Drogas e Violência (PPDV), da Prefeitura de Guarujá, foi realizado para orientar protocolos básicos em acidentes domésticos.

A iniciativa acontece até sexta-feira (27), junto ao Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu). A primeira escola a participar da oficina, foi a Escola Municipal Vereador Afonso Nunes, no Parque Estuário, em Vicente de Carvalho.

Como funciona?

Durante dois dias, as seis turmas do 5º ano (público-alvo), participam de uma palestra teórica e prática, conduzida pela Guarda Civil Municipal (GCM), além de profissionais da área de saúde. Com duração de aproximadamente 1h30, as aulas abordam as principais medidas que os estudantes podem adotar ao se encontrarem em um acidente residencial.

O primeiro passo, é acionar o SAMU pelo telefone 192, relatando o ocorrido. As crianças aprenderam técnicas de reanimação cardiorrespiratória, desengasgo e estancamento de sangue. O estudante Lucca Lima, de 11 anos, foi um deles. “Tenho um irmão pequeno e podemos precisar de ajuda, assim como da vez que queimei o braço e chamei os meus pais. É muito importante estarmos bem atentos”, citou.

Segundo a prefeitura, a aluna Brenda Victória, de 10 anos, contou que irá guardar tudo que aprendeu até o momento. “O que me surpreendeu bastante foram as consequências do cigarro, pois é uma mistura de coisas que fazem mal à saúde. Precisamos incentivar sempre o melhor ao próximo”, reforçou.

Nesta sexta-feira (27), a oficina ocorrerá na Escola Municipal Professora Ivonete da Silva Câmara, no Jardim Conceiçãozinha, previsto para iniciar às 8h.