Notícias

Impróprias para banho de mar: confira as quatro cidades da Baixada Santista nesta condição

A pesquisa leva em consideração a qualidade da água nos trechos monitorados

A única cidade da região com todas as praias consideradas próprias é Bertioga - Imagem: Divulgação
A única cidade da região com todas as praias consideradas próprias é Bertioga - Imagem: Divulgação

Karina Faleiros Publicado em 22/07/2024, às 11h08


De acordo com estudo realizado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que avalia semanalmente as condições das águas, todas as praias de Praia Grande, Mongaguá, Santos e São Vicente, foram classificadas como impróprias para banho nesta semana na Baixada Santista.

A única cidade da região com todas as praias consideradas próprias é Bertioga. Segundo a Cetesb, a praia é considerada imprópria quando as amostras coletadas apresentam mais de 100 unidades formadoras de colônicas (UFC) de enretococos [batérias fecais] por 100 ml.

Segundo o g1, conforme o último boletim publicado, todas as praias desses quatro municípios estão avaliadas como ‘impróprias para banho’. Veja os trechos analisados:

São Vicente: estão impróprias as praias da Divisa, Itararé (Posto 2), praia da Ilha Porchat, praia dos Milionários, Gonzaguinha e Prainha.

Praia Grande: estão impróprias as praias do Canto do Forte, Aviação, Guilhermina, Boqueirão, Ocian, Vila Tupi, Vila Mirim, Ocian, Vila Caiçara, Maracanã, Real, Balneário Flórida e Jardim Solemar.

Mongaguá: estão impróprias as praias da Vila São Paulo, Central, Vera Cruz, Santa Eugênia, Itaóca, Agenor de Campos e Flórida Mirim.

Santos: estão impróprias as praias da Ponta da Praia, Aparecida, Boqueirão, Gonzaga, Embaré e os dois trechos monitorados da praia do José Menino (próximos à rua Olavo Bilac e à avenida Frederico Ozanan).

De acordo com a Cetesb, existem dois fatores influenciam na balneabilidade das praias: o número de pessoas e as chuvas.