A iniciativa tem como foco mulheres de 40 a 50 anos, pois 41% dos casos são dentro desta faixa etária
Karina Faleiros Publicado em 09/10/2024, às 11h47
O projeto 'Raio Rosa', implementado em São Vicente desde 2022, tem como objetivo acelerar o diagnóstico e o tratamento contra o câncer de mama.
Desde a sua criação, o projeto atende as munícipes que lutam contra a doença. A iniciativa tem como foco mulheres de 40 a 50 anos, pois segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 42% dos casos são dentro dessa faixa etária.
O 'Raio Rosa' atende em três frentes. A primeira é através do WhatsApp da mamografia (13) 99717-094, no qual as residentes de São Vicente podem agendar a realização de mamogradias sem a necessidade de pedido médico, como consta na Sociedade Brasileira de Mastologia.
Esse acesso facilitado é fundamental para um diagnóstico rápido, pois quanto mais cedo a doença é identificada, maiores são as chances de cura.
Já a segunda, é a realização da mamografia. O Centro de Apoio e Diagnóstico (CAD) III promove os procedimentos, e caso o exame apresente resultados suspeitos, as pacientes são rapidamente convocadas para ultrassonografias ou cirurgias, especialmente quando as lesões envolvem calcificações.
Além disso, durante a ultrassonografia, as pacientes com lesões suspeitas são submetidas à biópsia com anestesia local, permitindo que o diagnótico saia em até 15 dias.
Nos últimos 12 meses, cerca de 200 pacientes já foram diagnosticadas precocemente, graças ao projeto.
Leia também
Motociclista se acidenta na rodovia Padre Manoel da Nóbrega e encontra-se em estado grave
Passageira de uber flagra motorista em ato obsceno e pede para descer do carro em Santos
Previsão de 421 mil veículos rumo ao litoral em feriado de páscoa
Crise entre Brasil e Paraguai: espionagem da ABIN em foco
Servidores de Praia Grande retomam greve após reajuste de 5,48% ser aprovado pela Câmara