Saúde

Mutirão contra o mosquito da dengue estará na Zona Noroeste de Santos na próxima quarta-feira

A ação contra o mosquito será realizada por agentes uniformizados

Mutirão contra o mosquito da dengue estará na Zona Noroeste de Santos na próxima quarta-feira - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos
Mutirão contra o mosquito da dengue estará na Zona Noroeste de Santos na próxima quarta-feira - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos

Manoela Cardozo Publicado em 16/04/2024, às 11h44


A Secretaria de Saúde de Santos realizará o 14º Mutirão de Combate ao Aedes Aegypti de 2024 nos bairros Piratininga e na Vila dos Criadores, localizada na comunidade Alemoa, a partir das 9h da próxima quarta-feira (17).

De acordo com informações da Prefeitura, para essa ação, foram designados 40 agentes de combate a endemias, devidamente identificados com colete verde e crachá, que se encontrarão na Policlínica Piratininga (Praça João de Moraes Chaves s/nº).

A empresa Terracom, em parceria com a Secretaria de Saúde, disponibilizará uma equipe de 25 agentes e um caminhão para a remoção de materiais inservíveis, que podem se tornar criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

Os mutirões de verão realizados em 2024 já contribuíram para a eliminação de 1.058 focos com larvas. Este ano, Santos registrou 1.188 casos de dengue e 36 de chikungunya. As fêmeas do mosquito Aedes Aegypti depositam seus ovos em locais com água parada.

Esses ovos necessitam de água e calor para eclodir, dando origem às larvas, que posteriormente se desenvolvem em pupas e, por fim, em mosquitos adultos.

Apenas as fêmeas se alimentam de sangue humano, o qual é essencial para a maturação de seus ovos antes da postura. Caso uma fêmea tenha se alimentado do sangue de uma pessoa infectada por dengue ou chikungunya, ela pode transmitir esses vírus ao picar outros indivíduos.